Marília

Governo de São Paulo prorroga fase emergencial até o dia 11 de abril

Faixa em comércio no Centro de Marília pede socorro (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)

O Governo de São Paulo confirmou nesta sexta-feira (26) a prorrogação da fase emergencial de enfrentamento à pandemia do coronavírus até o dia 11 de abril.

As medidas mais rígidas de restrição de circulação e atividades estão em vigor nas 645 cidades do Estado para frear o aumento de casos e mortes por Covid-19 e reduzir a sobrecarga em hospitais públicos e particulares.

“Em virtude dos números e da insistência do crescimento da pandemia, apesar de todas as medidas adotadas, o Governo de São Paulo prorroga até o dia 11 de abril a fase emergencial”, afirmou o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM).

Desde o dia 15 de março, a fase emergencial determina toque de recolher nos 645 municípios todos os dias, entre 20h e 5h, além de impedir o acesso a parques e praias. Em Marília a regra não vem sendo cumprida pela população.

Oficialmente, qualquer tipo de aglomeração está proibida. O uso de máscaras deve ser intensificado em qualquer ambiente interno ou externo de acesso público.

As escolas da rede estadual só estão abertas para distribuição de merenda a alunos carentes e entrega de materiais mediante agendamento prévio. Na rede municipal de ensino, as aulas devem seguir de maneira remota ao menos até o dia 9 de abril.

Paciente chega de ambulância em Marília para ser atendido; unidades de saúde estão lotadas (Foto: João Carvalho/Relatos de uma Pandemia)

Determinações

Para reforçar o distanciamento social e reduzir a circulação urbana, a fase emergencial aumenta restrições de algumas atividades comerciais autorizadas na etapa vermelha do Plano São Paulo.

Estão proibidas as retiradas presenciais de produtos em restaurantes e lanchonetes, o atendimento presencial em lojas de material de construção, as celebrações religiosas coletivas e atividades esportivas em grupo.

Lojas e restaurantes só podem fazer entregas a clientes dentro de veículos (drive thru), entre 5h e 20h, ou por entrega em sistema delivery por telefone ou aplicativo.

Não há restrição ao funcionamento de supermercados. Mercearias e padarias podem funcionar seguindo as regras de mercados, com proibição de consumo no local.

Marilienses ignoram regras

Na prática o que vem ocorrendo em Marília é justamente ao contrário, com parte do comércio e serviços funcionando de maneira ‘clandestina’.

O setor de bares e restaurantes é um exemplo de enfrentamento às regras do governo paulista. É comum encontrar estabelecimentos do tipo abertos em Marília.

É incerto o número de portas, hoje fechadas, que deverão permanecer assim mesmo quando houver autorização para a reabertura. A cidade vive uma situação alarmante em relação aos setores produtivos. Os pequenos e médios estabelecimentos comerciais estão entre as empresas mais vulneráveis.

Uma parte dos comerciantes tenta manter normalidade, mas a realidade da pandemia se impõem e provoca um clima de tristeza, sensação de perda, medo e desesperança.

Apesar das restrições durante várias horas do dia, o movimento de veículos pela cidade e no Centro ajuda a explicar o motivo do índice de isolamento social não aumentar.

Escalonamento de horários

O Governo do Estado também reforçou a recomendação ao escalonamento de horários de entrada de trabalhadores de atividades essenciais para evitar aglomerações no transporte público.

Os horários indicados são das 5h às 7h para entrada e das 14h às 16h para saída de profissionais da indústria; entrada das 7h às 9h e saída das 16h às 18h para os de serviços; e entrada das 9h às 11h e saída das 18h às 20h para os do comércio.

Marília Notícia

Recent Posts

Com gols de Lucas Lima, MAC bate a Itapirense fora de casa

MAC conquistou grande vitória com dois gols de Lucas Lima (Foto: Marcos Bezerra) O Marília…

6 horas ago

Operação policial cumpre mandados e prende três por tráfico em Álvaro de Carvalho

Operação apreendeu drogas e fez três flagrantes por tráfico de drogas (Foto: Divulgação) Uma operação…

11 horas ago

Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil

O governo federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário lançam nesta quarta-feira (4) o…

13 horas ago

Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã

Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito ao Abono Salarial em…

13 horas ago

Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Mulheres têm maior incidência de câncer na mama, cólon e reto, segundo estimativa nacional (Foto:…

14 horas ago

Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM

Recuperação dos objetos foi possível devido a reação da vítima e chegada rápida dos PMs…

14 horas ago

This website uses cookies.