Tecnologia

Google vai doar US$ 8,5 mi para pesquisas contra covid-19

O Google anunciou nesta quinta-feira, 10, que vai doar mais de US$ 8,5 milhões para instituições acadêmicas e Organizações Não Governamentais (ONGs) que estiverem fazendo uso de inteligência artificial (IA) no combate ao coronavírus em todo o mundo. No Brasil, projetos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Hospital Israelita Albert Einstein foram selecionados para receber a ajuda em dinheiro da empresa.

O projeto é parte do Google.org, parte da divisão filantrópica da empresa, e selecionou 31 instituições e ONGs de todo o mundo para ajudar financeiramente. Em comum, todas elas utilizam o mesmo tipo de tecnologia na hora da pesquisa: inteligência artificial

Segundo a empresa, os projetos foram escolhidos de acordo com quatro áreas de combate à covid-19: monitoramento e previsão da propagação de doenças, equidade na saúde e minimização dos efeitos secundários da pandemia, apoio aos profissionais de saúde na linha de frente e técnicas de rastreamento de contato e monitoramento ambiental.

“É notável ver líderes de diferentes setores e áreas de especialização se reunindo durante este momento crítico da história do nosso mundo”, afirma Brigitte Hoyer Gosselink, diretora de impacto do Google.org. “O Google.org tem o orgulho de apoiar os esforços desses pesquisadores e organizações sem fins lucrativos e o trabalho conjunto para entender e abordar os efeitos de curto e longo prazo da pandemia da COVID-19, além de ajudar a estabelecer soluções mais equitativas para garantir que todos tenham acesso a informações e recursos de que precisam”.

No Brasil, foram selecionados dois projetos que trabalham em paralelo com o combate à covid-19. Voltado para a prestação de serviços em comunidades, o projeto do Hospital Albert Einstein capacita agentes comunitários de saúde para monitorar resultados da doença e ajudar na orientação sobre saúde mental.

Na UFBA, em parceria com a Fiocruz, o estudo liderado pelos professores Marcos Ennes Barreto (UFBA) e Mauricio Lima Barreto (Cidacs/Fiocruz) trabalha com a inteligência artificial em uma plataforma capaz de gerir tomadas de decisão relacionadas à covid-19 e que, baseada em nuvem, pode apoiar pesquisas dentro do assunto. A pesquisas vão receber um valor em dinheiro, além de créditos da Google Cloud, ferramenta de armazenamento em nuvem da empresa.

Agência Estado

Published by
Agência Estado

Recent Posts

Polícia identifica vítima de atropelamento na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima foi arremessada para a pista do sentido contrário e teve a morte confirmada no…

13 horas ago

Marília reestrutura Serviço de Inspeção Municipal e reforça controle de alimentos em 2025

O SIM de Marília está reestruturado, fiscalizando toda a cadeia de produção animal. Segurança alimentar…

17 horas ago

Danilo da Saúde destaca que reforma da USF Parque dos Ipês garante cuidado mais eficiente

A 11ª obra entregue na Saúde, a USF Parque dos Ipês, foi totalmente reformada após…

17 horas ago

Governo atualiza regras do BPC e reforça exigência de revisão cadastral em 2025

Beneficiários devem manter cadastro atualizado e seguir notificações do INSS para evitar bloqueios (Foto: Divulgação)…

18 horas ago

Copa de 2026 tem grupos definidos e Brasil estreia em 13 de junho contra o Haiti

Definidos os grupos da Copa do Mundo 2026 nos EUA, México e Canadá. O torneio…

18 horas ago

Nebulização com larvicida reforça ações de combate ao aedes em Pompeia

Pompeia intensifica o combate ao Aedes aegypti (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Pompeia iniciou a…

18 horas ago

This website uses cookies.