Polícia

Golpe do ‘trabalhe em casa’ usa nomes de grandes marcas e acumula vítima em Marília

A Polícia Civil de Marília investiga uma série de golpes aplicados através da sedutora proposta “trabalhe em casa” e tenha “lucros extraordinários”, que utiliza nomes de gigantes globais do e-commerce, como Mercado Livre e Shein. Moradora da zona sul foi uma das vítimas; perdeu mais de R$ 2,1 mil.

A vítima de 25 anos, residente no Parque dos Ipês relatou ter encontrado um anúncio na internet oferecendo vagas para trabalho remoto. Ela não se recorda qual era o site onde, originalmente, via a suposta “oportunidade”.

Após se cadastrar e informar seu telefone, começou a receber mensagens pelo WhatsApp de uma suposta recrutadora identificada como “Daniela”, que se apresentava como representante do Mercado Livre e da Shein. A falsa recrutadora prometia lucros de até 30% ao dia realizando tarefas simples.

As orientações seguiram para o aplicativo Telegram, onde outra pessoa, utilizando o contato @Queili66665, explicou que, para liberar lucros [já obtidos], por tarefas simples, a vítima precisaria fazer depósitos antecipados via Pix.

Confiando nas promessas, realizou várias transferências. Foram enviados valores que somam aproximadamente R$ 2.137,00 para contas de empresas diversas, que podem ter sido abertas apenas para captação de dinheiro.

Após realizar os pagamentos, a vítima percebeu que se tratava de um golpe, já que os supostos contratantes desapareceram e nenhuma remuneração foi recebida.

O caso foi registrado como estelionato. Em casos como esse, a polícia tenta rastrear os beneficiários, mas esbarra no uso de empresas e pessoas “laranjas” ou ainda intermediárias de pagamentos online, que mantêm bases internacionais e podem estar fora do alcance das autoridades brasileiras.

A recomendação, para quem busca trabalho remoto, é desconfiar de promessas de ganhos sem contraprestação de serviços. É importante ainda não realizar pagamentos, visando “receber ou liberar supostos créditos retidos” em plataformas. Em geral, esse tipo de pedido é padrão nesse tipo de golpe.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

41 minutos ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

5 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

5 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

5 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

5 horas ago

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

5 horas ago

This website uses cookies.