Esportes

Globo divulga carta a clubes sobre Lei do Mandante

O Grupo Globo divulgou nesta segunda-feira uma carta aberta aos 40 clubes participantes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro sobre a Lei do Mandante, que atribui exclusivamente à equipe mandante os direitos de transmissão e reprodução dos jogos de futebol.

No texto, a Globo afirma que o projeto de lei é um “avanço”, além de apoiar a possibilidade de uma negociação em bloco com os clubes por meio de uma liga que poderia ser criada para a organização do Campeonato Brasileiro – atualmente as competições são organizadas pela CBF. No entanto, a empresa ressalta a necessidade do cumprimento de contratos em vigência, citando o alto investimento para a realização e promoção da transmissão de jogos.

“Queremos aproveitar para reforçar e registrar aqui nosso entendimento de que a alteração na legislação trazida pelo projeto de lei, já aprovado na Câmara dos Deputados, que dá ao time mandante os direitos de arena, caso seja esse o desejo de vocês clubes, poderia ser mais um passo nessa evolução. Um avanço no caminho de dar mais autonomia e flexibilidade, desde que respeitados os contratos já celebrados, em prol da segurança jurídica de todo o sistema”, escreve a Globo na carta.

“Inclusive apoiamos a negociação coletiva dos clubes por seus direitos de transmissão, como ocorre nas principais ligas do mundo (mesmo em países que adotam na legislação o sistema dos direitos do mandante) para assegurar que os clubes consigam maximizar seus ganhos, sem causar desequilíbrio no mercado.”

O projeto de lei possui a chamada “Emenda Globo”, que respalda a emissora com relação aos acordos celebrados antes de a lei entrar em vigor. O próximo ciclo com contratos a serem negociados se inicia em 2025. A Lei do Mandante foi aprovada na Câmara dos Deputados em julho deste ano e o texto ainda será votado no Senado.

“Independentemente do modelo de negociação, a Globo manterá sua parceria histórica com os clubes, suas Federações e com o futebol brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento de todo o mercado e para o engrandecimento do espetáculo. Quem ganha são os torcedores de cada um de vocês, apaixonados por futebol, assim como nós”, afirma a empresa, na mesma carta.

Na sexta-feira, o Corinthians foi à Justiça para tentar impedir o Athletico-PR de transmitir a partida entre as equipes pelo Campeonato Brasileiro, ocorrida no domingo e vencida pelo time paulista por 1 a 0. A equipe paranaense anunciou a transmissão em seu site e em canais de parceiros na internet, apesar de o clube de São Paulo ter contrato exclusivo com a Globo e não ter participado da negociação para a veiculação das imagens da partida.

A Lei do Mandante dá a liberdade para clubes sem contratos em vigência, como o caso do Athletico-PR, de ceder livremente seus direitos de arena. Entretanto, sem a sanção da PL, a Lei Geral do Esporte, que obriga o consenso entre ambas as equipes para a reprodução do jogo, segue em vigor.

Agência Estado

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

8 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

13 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

17 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

17 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

17 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

17 horas ago

This website uses cookies.