Em pouco mais de sete meses e meio – e uma pandemia no meio do caminho – em 2020 a Prefeitura de Marília já gastou mais do que em todo o ano passado por meio de dispensa de licitação.
As informações constam no Portal da Transparência do município e devem ser atualizadas de forma online, ou seja, imediata. A consulta foi feita pelo site na última sexta-feira (17).
Até agora, em 2020, foram empenhados R$ 48,6 milhões por meio de dispensa de licitação. Nos 12 meses de 2019 o total foi de R$ 48,3 milhões.
O total empenhado por este tipo de contratação representa mais de 10% de todas as despesas contabilizadas em 2020. No ano passado, o percentual foi de 6,77%.
Desde o final de março vigora em Marília a situação de estado de calamidade pública, o que autoriza o prefeito Daniel Alonso (PSDB) a dispensar a realização de licitações para compra de produtos e serviços.
A lógica é permitir uma maior agilidade do poder público na hora de tomar providências para o enfrentamento da pandemia.
Mas isso não significa um salvo-conduto para que seja feito o que bem entender com o dinheiro público.
Inclusive uma comissão de vereadores foi instituída para acompanhar e fiscalizar esse tipo de contratação direta.
Em seu primeiro ano de governo, 2017, o atual chefe do Executivo chegou a reduzir o percentual e também o montante gasto com dispensa de licitação na comparação com o último ano do governo Vinicius Camarinha (PSB).
No entanto, em 2018 a legislação referente às licitações foi modificada em âmbito nacional e o teto permitido para as dispensas foi elevado. Dessa forma, os percentuais das despesas com esse tipo de contratação voltaram a crescer.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.