Marília

Gasto do município com a pandemia cresce 50% mais em 2021

Em 2021, os gastos do município específicos em função da pandemia da Covid-19 foram 50% maiores que em 2020 – ano da chegada da doença no país. A Prefeitura efetuou pagamentos, nos 12 últimos meses, de um total de R$ 38,3 milhões, ante a R$ 25,4 milhões no período anterior.

Alguns fatores foram determinantes para a diferença, como o período e o perfil da crise sanitária. Decreto municipal que alertou a população e deu início às ações específicas de controle da doença foi publicado pelo município no fim de março.

Também ajuda a explicar o aumento na despesa, em 2021, a fase de ampla propagação do vírus no primeiro semestre do ano, quando uma avalanche de casos provocou esgotamento de leitos, sobrecarga nas unidades de pronto atendimento e transferências hospitalares.

Além de elevar gastos com diárias de internação nos hospitais contratados, o município também teve que ampliar despesas com recursos humanos, equipamentos de proteção individual (EPIs) e, simultaneamente, custear as ações de vacinação.

Conforme os dados do Portal da Transparência, em 2020, o município empenhou – ao longo do ano – R$ 31,3 milhões e pagou no mesmo exercício R$ 25,4 milhões.

Já em 2021 foram empenhados R$ 41,4 milhões somente com produtos e serviços relacionados à pandemia. Desse total, R$ 38,3 milhões já foram pagos.

O principal fornecedor no ano mais agudo da crise foi a Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), que recebeu R$ 16.381.254,22 em 2021, resultado – entre outros serviços – dos vários meses de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) lotadas com pacientes vítimas da Covid-19.

RECEITAS

Em 2020, portarias federais, programas estaduais, doações, incrementos e outros repasses carimbados para gastos com a crise sanitária geram ao município R$ 40.821.226,25.

Já em 2021, houve queda nesse investimento. A cidade recebeu R$ 21.784.355,85 para lidar com pandemia. Na soma, R$ 62.605.582,10 foram destinados – para gestão da Prefeitura – administrar a crise.

A soma dos pagamentos já efetuados totaliza R$ 63.733.945,40. Acrescentados todos os empenhos [compromissos já assumidos com fornecedores], o volume financeiro atinge R$ 72.864,603,68.

Vale lembrar que o tesouro municipal também faz aportes para despesas relacionadas à Covid-19.

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Carlos Rodrigues

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