Regional

Garça registra 280 mamografias realizadas em 2019

Entre janeiro e julho de 2019 – período com informações disponíveis – Garça (distante 35 quilômetros de Marília) registrou 14 casos de internação envolvendo tumores de mama.

Os números são do Departamento de Informática do Ministério da Saúde (DataSUS) e em todos os casos deste ano as pacientes eram mulheres, mas homens também podem ser vítimas da doença, ainda que raramente.

A campanha Outubro Rosa incentiva o público feminino a fazer a mamografia e o autoexame. Das internações registradas 12 eram casos malignos e dois benignos.

Os dados mostram ainda que de janeiro de 2008 a julho de 2019 foram 11 internações por tumores benignos e 213 por tumores malignos.

A média de mortalidade neste período é de 7,51. Já a média este ano, de janeiro a julho é de 16,67, ou seja, duas pessoas morreram por câncer de mama.

Em Garça, foram realizados 280 exames de mamografia no primeiro semestre do ano. Já em 2018, durante todo o ano foram 804 exames.

No município, o grupo de voluntárias ‘Amigas da Dalvinha’, preparou uma extensa programação para sensibilizar o maior número possível de mulheres quanto à importância da prevenção.

Na quarta-feira, (2) ouve uma Caminhada Rosa para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

O próximo evento acontece no dia 10 de outubro. Será uma palestra sobre o câncer de mama no Lar Memei às 8h.

Daniela Casale

Recent Posts

Polícia tenta identificar motociclista morto em acidente na SP-294

Motociclista atropelado na SP-294 teve a morte confirmada ainda no local do acidente (Foto: Artesp)…

6 minutos ago

Trio suspeito de furtos faz duas vítimas no mesmo dia em ônibus

Dois passageiros do transporte coletivo de Marília procuraram a polícia nesta terça-feira (10) para relatar…

15 minutos ago

Projeto prevê recompensa para denúncia de crime ambiental em Marília

Flagrante de descarte irregular precisará ser comprovando por denunciante, sob risco de multa, segundo projeto…

48 minutos ago

Marília adere à campanha do Banco Vermelho contra violência de gênero

Iniciativa visa a conscientização sobre a violência contra a mulher (Foto: Divulgação) Marília aderiu à…

1 hora ago

Evento do Dia da Mulher oferece serviços gratuitos e reúne público em Pompeia

Pompeia contou com serviços especiais para mulheres em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (Foto:…

6 horas ago

Marília conquista duas medalhas no Circuito Paulista Open de Atletismo

Brayan Nathan conquistou a medalha de ouro (Foto: Divulgação) Atletas de Marília conquistaram duas medalhas…

6 horas ago

This website uses cookies.