A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) de Garça (distante 35 quilômetros de Marília) alerta para o aumento no número de casos de cinomose canina na área urbana da cidade.
Segundo a pasta, muito comum nos meses mais frios, a doença está sendo cada vez mais registrada também nos demais meses do ano nos centros urbanos.
A cinomose pode acometer cães de todas as idades, especialmente animais com até seis meses de vida. Os mais idosos também estão mais suscetíveis.
De acordo com o veterinário da Sama, Matheus Berno, o mais importante é a prevenção, que é feita por meio do uso de vacinas polivalentes, presentes nas clínicas veterinárias, pet shops ou com o veterinário de confiança.
“A cinomose tem cura e, como toda doença viral, depende muito do sistema imunológico do animal para combater o vírus. A observação do cão pode fazer toda a diferença para que ele seja diagnosticado a tempo de ser salvo”, diz Berno.
A transmissão se faz pelas vias oral e nasal, por meio de secreções e da urina de cães contaminados. O vírus é altamente contagioso e cães saudáveis, que entram em contato com aqueles infectados, têm grande probabilidade de adquirir a doença, quando não vacinados adequadamente.
SINTOMAS
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.