Marília e região

Gália, Ipaussu, Maracaí e Ourinhos se tornam MIT

Ourinhos foi contemplada como Município de Interesse Turístico (Foto: Laperuta Junior/Passando a Régua)

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, no último dia 27, projetos de lei que concedem o título de Município de Interesse Turístico (MIT) a 70 cidades paulistas. As propostas foram assinadas coletivamente por 92 dos 94 deputados estaduais, medida considerada histórica pela Casa. Cidades como Ourinhos, Ipaussu e Gália se juntam aos municípios de Marília e Garça, que são MIT desde 2019.

Segundo o presidente da Alesp, deputado André do Prado (PL), o turismo representa cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) paulista. “É um momento histórico para esta Casa. Estamos mostrando a importância do turismo para o nosso estado”, afirmou o parlamentar, que destacou a decisão de transformar os projetos em autoria coletiva para viabilizar a aprovação.

O secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, afirmou que o setor é fundamental para a geração de emprego, renda e empreendedorismo. “O turismo é a bola da vez, é o novo petróleo”, declarou.

De acordo com o deputado Paulo Corrêa Jr. (PSD), presidente da Comissão de Turismo da Alesp, cada município classificado como MIT recebe anualmente R$ 800 mil para investimentos em infraestrutura e promoção turística. Atualmente, São Paulo conta com 70 estâncias turísticas e, se sancionadas as novas leis, terá 214 MITs.

Foram contemplados os municípios de Americana, Andradina, Anhumas, Arapeí, Arealva, Arujá, Barão de Antonina, Bariri, Bastos, Bauru, Bom Jesus dos Perdões, Borborema, Caieiras, Cajati, Campinas, Capão Bonito, Casa Branca, Cássia dos Coqueiros, Castilho, Catanduva, Colina, Colômbia, Conchal, Corumbataí, Cravinhos, Dumont, Florínea, Gália, Guapiara, Guaraci, Ipaussu, Itaí, Itatinga, Jaguariúna, Lagoinha, Lorena, Louveira, Lucélia e Maracaí.

Também foram aceitas como MIT as cidades de Mesópolis, Mogi Guaçu, Monte Aprazível, Orindiúva, Ourinhos, Pedra Bela, Penápolis, Pindamonhangaba, Piquete, Potim, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Cruz da Conceição, Santa Rita d’Oeste, Santana de Parnaíba, Santo André, Santo Antônio do Aracanguá, Santo Antônio do Jardim, São Sebastião da Grama, Sorocaba, Suzano, Tabapuã, Taquaritinga, Taubaté, Torre de Pedra, Tuiuti, Uru, Vargem Grande do Sul, Vinhedo e Zacarias.

Alcyr Netto

Recent Posts

Trabalho escravo urbano supera meio rural e atinge 2,7 mil pessoas em 2025

Construção civil lidera resgates de trabalho análogo à escravidão em 2025 (Foto: Agência Brasil) As…

4 horas ago

Calor extremo: 3,8 bilhões de pessoas serão atingidas até 2050, diz estudo

Nações muito populosas como Índia, Nigéria, Indonésia, Bangladesh, Paquistão e Filipinas também sentirão fortemente os…

4 horas ago

Câmara: MP que cria Gás do Povo está na pauta no retorno aos trabalhos

Hugo Motta anuncia prioridades para a primeira semana de trabalhos (Foto: Agência Brasil) O Congresso…

4 horas ago

Polícia Federal prende suspeito de integrar grupo terrorista islâmico na região

Apreensão foi feita pela PF nesta quinta-feira (Foto: Divulgação/Polícia Federal) A Polícia Federal (PF) prendeu,…

5 horas ago

Rede municipal de Marília terá volta às aulas escalonada em fevereiro

Rede municipal é composta por 65 escolas e cerca de 19 mil alunos (Foto: Divulgação)…

6 horas ago

RIC Ambiental promove manutenção preventiva em fonte pública no Planalto II

Fonte Massamitsu Homma, alvo de manutenção (Foto: Divulgação) A RIC Ambiental realizou, nesta quarta-feira (28),…

7 horas ago

This website uses cookies.