Marília

Futura secretária mira o topo do ensino em Marília a partir de 2025

Cilmara é a indicada de Vinicius para gerir a Educação municipal a partir do próximo ano (Foto: Wagner Martins)

Apresentada nesta quinta-feira (21) como futura secretária municipal da Educação, Cilmara Carreiro Piza estipulou como uma de suas metas “colocar Marília entre as primeiras cidades do país no ranking da alfabetização”.

É onde a rede municipal de ensino de Marília sempre esteve desde 2005, segundo histórico de divulgação de notas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador educacional do governo federal.

Desde então, o ensino oferecido nas unidades municipais superou a média da própria cidade – inclusas as escolas estaduais – e ainda as notas do Estado de São Paulo e do país nos anos iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental.

Ala feminina foi apresentada na semana passada pelo prefeito eleito (Foto: Wagner Martins)

EVOLUÇÃO POR GESTÃO

As escolas municipais evoluíram na avaliação do Ideb desde o governo de Abelardo Camarinha (2001-2004), com a primeira nota, de 5,4, anunciada no primeiro mandato de Mario Bulgareli (2005-2008).

Em 2007, Marília avançou para nota 5,6, e no governo reeleito de Bulgareli (2009-2011) estabilizou em 6,4 em 2009 e 2011. No governo Vinicius (2013-2016), a cidade subiu no Ideb para 6,5 em 2013 e 6,8 em 2015.

Marília avançou ainda mais na avaliação no primeiro governo de Daniel Alonso, com duas notas 7,2 em 2017 e 2019; recuou para 6,4 em 2021, mas retornou à nota 7, segundo a última aferição, em 2023.

Objetivo é alavancar a educação municipal (Foto: Wagner Martins)

IDEB REFERENCIAL

Apesar da média superior à avaliação da cidade, do Estado e do país, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) não conseguiram se destacar individualmente na comparação com todas as demais unidades paulistas.

A última referência de Ideb da cidade no ensino dos anos iniciais é de uma unidade estadual. Em 2015, a escola Professora Carlota de Negreiros Rocha, do Fragata, alcançou a nota 8,3, a terceira maior do Estado naquele ano.

A diretora era a futura secretária municipal da Educação, Cilmara Piza. Em 2016, ela foi homenageada pelo então governador e atual vice-presidente da República, Geraldo Alckimin (PSB), com uma placa em reconhecimento à sua gestão.

APRENDIZAGEM ATUAL

O avanço no Ideb posicionou o ensino municipal no grau de proficiência em ensino de Língua Portuguesa e Matemática. É a segunda melhor escala abaixo do avançado e acima do básico e insuficiente, segundo avaliação oficial.

A futura secretária da Educação apontou a necessidade de avançar ainda mais nos processos de alfabetização na rede municipal. “A luta maior é conseguirmos alfabetizar as crianças até o segundo ano”, afirmou ao Marília Notícia.

“A Educação precisa ser um trabalho em rede com as demais secretarias, porque tudo precisa ser em prol do desenvolvimento do ser humano. Ou seja, nossas crianças que estão em nossa rede municipal”, concluiu.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Rodrigo Viudes

Recent Posts

Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte

Rafael foi morto em Marília e teve seu corpo incendiado em Pompeia (Foto: Redes sociais)…

3 horas ago

PF faz operação contra a Rioprevidência por aplicações no Banco Master

A Polícia Federal (PF) faz, na manhã desta sexta-feira (23), a Operação Barco de Papel,…

4 horas ago

Agências do INSS abrem para atendimento extra neste sábado e domingo

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país abrirão para…

4 horas ago

Receita nega aumento de imposto para professores com novo piso

A Receita Federal rebateu, na noite desta quinta-feira (22), informações falsas que circulam nas redes…

4 horas ago

Trecho da rua 15 de Novembro no Centro é interditado para obras

A Prefeitura de Marília informa que a rua 15 de Novembro está interditada ao tráfego…

4 horas ago

Avenida Yusaburo Sasazaki passa por manutenção para melhorar tráfego em Marília

Máquina da Prefeitura trabalhando na Yusaburo Sasazaki, na zona norte de Marília (Foto: Divulgação) A…

4 horas ago

This website uses cookies.