Polícia

Furto e vandalismo causam vazamento de esgoto em estação

Custo com os danos ainda são calculados (Foto: RIC Ambiental)

Uma unidade do sistema de saneamento básico de Marília voltou a ser alvo de vandalismo e furto, segundo a concessionária RIC Ambiental. O ataque causou vazamento de esgoto e transtornos à população, na manhã desta sexta-feira (5). Neste sábado (6), a unidade já funciona normalmente.

O crime ocorreu na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) compacta do Residencial Terras de São Paulo, localizada no distrito de Padre Nóbrega. Segundo a empresa, desconehcidos arrombaram os cadeados das portas de acesso, depredaram a estrutura elétrica e furtaram cabos.

Os condutores alimentam sopradores de ar, o gerador e outros componentes do quadro elétrico. Com a ação criminosa, o sistema de bombeamento foi paralisado, o que causou o transbordamento de efluentes, com vazamento de esgoto e mau cheiro.

Estação localizada próxima ao Terras de São Paulo (Foto: RIC Ambiental)

A equipe técnica da concessionária conseguiu restabelecer parcialmente o funcionamento do sistema, controlando o vazamento. Técnicos seguiram no local na sexta-feira para a recuperação completa da estação.

O prejuízo financeiro ainda é avaliado, mas, de acordo com a RIC Ambiental, pode chegar a milhares de reais. A empresa destacou que este caso se soma a diversos outros episódios semelhantes registrados nos últimos 12 meses, o que tem prejudicado a qualidade e a continuidade dos serviços.

“Infelizmente esses criminosos não sabem que estão assaltando a população, já que todo equipamento, todo cabo, cada tubo, conexão ou parafuso pertencem ao município. A concessionária tem a custódia dos bens e é responsável pela prestação dos serviços, mas cada centavo utilizado para recompor esse tipo de ação lesa mesmo é o povo e a cidade”, afirmou o engenheiro Julio Neves, superintendente comercial e de comunicação da RIC Ambiental.

Criminosos deixaram local sem operar (Foto: RIC Ambiental)

A empresa pede o apoio da população para denunciar movimentações suspeitas em torno de unidades do sistema de saneamento.

Denúncias podem ser feitas de forma anônima. Os canais de atendimento são o WhatsApp e telefone (14) 3434-0220 [cllique aqui] e presencial na avenida Rio Branco, 173, Centro.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília

Biênio 2022-2023 (Reprodução: Abrainc) O mercado imobiliário de Marília apresentou transformações profundas e ritmo acelerado…

4 minutos ago

Moradores fazem abaixo-assinado e recorrem ao MP por obras na Yusaburo Sasazaki

Avenida Yasaburo Sasazaki é alvo de pedido de moradores (Foto: Divulgação) Moradores dos bairros Terra…

4 minutos ago

Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata

Sessões ordinárias são retomadas na próxima semana (Foto: Câmara de Marília) A Câmara Municipal de…

7 minutos ago

Hip hop transforma vidas e ocupa espaços esquecidos em Marília

Apresentação em Marília (Foto: Arquivo Pessoal) No asfalto quente da periferia, a palavra vira escudo,…

8 minutos ago

Prouni disponibiliza total de 610 bolsas de estudo em faculdades de Marília

Unimar conta com quase metade das bolsas disponíveis para o Prouni em Marília (Foto: Divulgação)…

8 minutos ago

Projeto Rejuvene Ser abre inscrições para pessoas acima de 50 anos em Marília

Objetivo promover bem-estar, socialização e acesso à cultura por meio de atividades artísticas e corporais…

9 minutos ago

This website uses cookies.