Regional

Fundação Shunji Nishimura de Pompeia assina acordo de cooperação com o Estado do Piauí

Evento selou acordo (Foto: Divulgação)

A Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia celebra um acordo de cooperação com a Secretaria Estadual de Educação do Piauí, o Instituto Cultivar Progresso e o Senar.

O objetivo é a oferta dos cursos técnicos em agricultura com ênfase em mecanização em agricultura de precisão no município de Uruçuí, e em desenvolvimento de sistemas com destaque em ciência de dados, em Bertolínia, no Estado do Piauí.

O evento ocorreu na sede da Fazenda Progresso, no município de Sebastião Leal com a presença do governador do Estado do Piauí, Rafael Fonteles (PT), do secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, representantes do Instituto Cultivar e do Senar e da professora doutora Marisa Renaud Faulin, diretora da Fatec Pompeia Shunji Nishimura.

A FSNT esteve representada pelo membro benemérito do Conselho Curador, Jiro Nishimura e por Alberto Issamu Honda, conselheiro consultivo da instituição.

CURSOS

Realizado no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cícero Coelho, em Uruçuí, o curso técnico em agricultura com ênfase em mecanização em agricultura de precisão vai abordar as tecnologias utilizadas para personalizar o manejo agrícola, considerando as variações encontradas no campo.

Dessa forma, os agricultores poderão tomar as melhores decisões por meio da análise de dados coletados, visando o aumento da produtividade e eficiência.

Já o curso técnico em desenvolvimento de sistemas com ênfase em ciência de dados será ofertado no Ceti Irapuá, em Sebastião Leal.

O uso da ciência de dados vem se popularizando no campo, uma vez que contribui para trazer maior eficiência, produtividade e sustentabilidade na agricultura, por meio da coleta de dados em larga escala através de sensores ou satélites, análise destes dados, identificação de padrões relevantes de modo a garantir a otimização das práticas agrícolas e a gestão eficiente dos recursos, dentre outros benefícios.

As aulas nos centros são de tempo integral e vão começar ainda em fevereiro. Os cursos contarão com o apoio da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia por meio da sua estrutura tecnológica e metodológica e da Fatec Pompeia Shunji Nishimura, que oferece os cursos superiores de tecnologia em mecanização em agricultura de precisão e de tecnologia em big data no agronegócio.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Daniela Casale

Recent Posts

Roubo à casa de empresários mira joias e termina com dois presos na região

Dupla armada foge em motocicleta, logo após o crime (Imagem: Divulgação) Dois homens foram presos…

3 horas ago

BC confirma corte da Selic em março, mas manterá juros restritivos

Banco Central sinalizou redução da taxa Selic no próximo mês (Foto: Arquivo/MN) O Banco Central…

4 horas ago

Vinicius volta a parcelar dívida com o Ipremm e débito chega a R$ 1 bilhão

Novo parcelamento de débito previdenciário da Prefeitura com Ipremm tem prazo de pagamento de 25…

4 horas ago

Vereador declara pobreza e é denunciado por falsidade ideológica em Vera Cruz

Vereador Evandro Nereu Gimenez afirmou que não fará acordo e pretende seguir com processo até…

4 horas ago

Ministro propõe força-tarefa para identificar deep fake nas eleições

O ministro do STF, Gilmar Mendes (Foto: Arquivo/MN) O ministro Gilmar Mendes, que atua como…

4 horas ago

Balança comercial reverte resultado positivo e encerra 2025 com déficit

Exportações de Marília tiveram redução em 2025 (Foto: Arquivo/Marília Notícia) O comércio exterior de Marília…

4 horas ago

This website uses cookies.