Regional

Funcionários e idosos de asilo de Pompeia estão curados da Covid

O Departamento de Higiene e Saúde (DHS) de Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília) informou que já estão recuperados os idosos e funcionários do “Lar do Idoso Antônio Frederico Ozanam”, que foram vítimas de um surto de coronavírus.

Há duas semanas, 15 dos 38 idosos, que vivem no local, e 5 funcionários foram diagnosticados com Covid-19. A informação foi confirmada pela diretoria do abrigo e divulgada no boletim epidemiológico do DHS no dia 30 de março.

Os moradores da instituição começaram a ser imunizados, com a primeira dose da vacina, junto com os servidores da Saúde municipal, logo na fase inicial do cronograma de imunização. Eles tomaram a segunda dose há um mês e vinte dias.

A detecção ocorreu através de testes de rotina em todos os residentes e profissionais. Após a confirmação, foram realizadas medidas preventivas que envolvem o isolamento, formas de higienização, demais cuidados, e posteriormente, a desinfecção do asilo.

Com o término do período de transmissão, a enfermeira epidemiológica Adriana Fernandes Parra explica que o motivo de os idosos não terem apresentado a forma mais agressiva da doença é a vacinação. Apenas três deles tiveram sintomas leves e os demais ficaram assintomáticos.

“A vacina é de vírus inativo. Temos que deixar claro que, mesmo vacinada, a pessoa pode sim ser acometida pela Covid, mas a gente espera que as manifestações sejam mais brandas e os sintomas mais leves. Demora um mês mais ou menos para os anticorpos poderem entrar na corrente sanguínea e a pessoa estar de fato imunizada. Como eles tomaram a CoronaVac, o risco de desenvolveram a forma grave da doença e precisarem de internação foi reduzido, já que nesses casos a eficácia é de 70%. O risco de óbito também cai para zero, de acordo com os testes que foram divulgados. A vacina se mostrou eficaz e foi fundamental”, afirma Adriana.

Mesmo com a imunização, as visitas aos moradores do local seguem suspensas. “Mesmo com o esquema vacinal completo, os cuidados referentes à prevenção devem ser mantidos porque a imunidade não é imediata após a segunda dose. Todos, não só idosos, devemos continuar com as medidas de proteção”, finaliza.

Daniela Casale

Recent Posts

Poço profundo de Lácio (PG-08): tecnologia, investimento e segurança hídrica para Marília

Novo Poço de Lácio (PG-08): resultado palpável e água potável (Foto: Divulgação) O abastecimento de…

6 horas ago

Primeira audiência do caso Rafael Pascon dura o dia e deve ser retomada nesta sexta

Rafael Pascon está preso desde outubro do ano passado na Penitenciária 2 de Gália (Foto:…

7 horas ago

Esquema que chegou a abrir loja em Marília colapsa e deixa vítimas

Negócio supostamente ligado à tecnologia removeu fachada às pressas, segundo vizinhos (Foto: Marília Notícia) Um…

11 horas ago

Nova UBS pode beneficiar cerca de 10 mil moradores da zona norte

UBS deve beneficiar cerca de 10 mil moradores dos bairros Parque das Nações e Marina…

11 horas ago

Obra da Emei Altos do Palmital avança e deve ser entregue até março

Unidade foi vistoriada pela secretária e prefeito (Foto: Divulgação) A construção da nova Escola Municipal…

11 horas ago

Filme ‘O Agente Secreto’ é indicado para quatro categorias do Oscar

O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente a Melhor…

12 horas ago

This website uses cookies.