O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert) divulgou uma pesquisa que mostra o crescimento de fraudes virtuais em 14.347% nos últimos 10 anos. Enquanto em 2003, houve 593 incidências reportadas ao Cert, em 2013, foram 85.675 registros.
Roubo de dados e problemas com entrega de produtos comprados pela internet são as principais ocorrências. A soma de preço atraente, confiança no desconhecido e falta de informação, podem resultar em dor de cabeça.
O que fazer se for vítima de uma fraude
É preciso prestar queixa sobre o golpe: Pode ser em qualquer delegacia, não precisa ser na especializada. Isso é necessário para que seja investigado o que aconteceu.
Para tentar minimizar o prejuízo, o jeito é recorrer à Justiça e pedir uma indenização por danos morais e materiais. É fundamental descobrir o responsável pela loja. A partir daí, ajuiza-se uma ação no Juizado Especial Cível, onde é opcional contratar um advogado, se a indenização pedida for de até 20 salários mínimos (R$ 14.480). Se a causa for de 20 até 40 pisos nacionais (até R$ 20.960), é preciso ter um advogado.
A pessoa deve, também, registrar o caso em órgãos de defesa do consumidor, como os Procons estaduais.
Com informações do jornal Extra
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