Esportes

France Football não dará prêmio Bola de Ouro em 2020

A direção da revista France Football anunciou nesta segunda-feira que a Bola de Ouro, tradicional prêmio entregue aos melhores do mundo de cada ano, não será dada em 2020. Em um comunicado oficial em seu site e nas redes sociais, a publicação alegou que a decisão acontece devido à longa paralisação no futebol provocada pela pandemia do novo coronavírus. Será a primeira vez desde a criação, em 1956, que o troféu fica sem um vencedor.

“Acreditamos que um ano tão único não pode – e não deve – ser tratado como um ano comum. No nível esportivo, apenas dois meses (janeiro e fevereiro), dos 11 geralmente necessários para formar uma opinião e decidir entre os melhores, é muito pouco para avaliar e julgar, uma vez que os outros jogos ocorreram – ou ocorrerão – em outras condições (portões fechados, cinco substituições, quartas de final da Liga dos Campeões em uma única partida) que estão muito longe do panorama usual. Essa escolha ‘não nos encanta’, mas tem como objetivo proteger a credibilidade e legitimidade de tal prêmio”, disse o comunicado

A France Football justifica ainda a decisão explicando que “a justiça que prevalece neste prêmio não pode ser preservada, principalmente no nível estatístico e também na preparação, uma vez que todos os aspirantes ao prêmio não estão no mesmo barco, alguns tendo visto a sua temporada sido cortada radicalmente e outros não. Então, como é que se compara o incomparável?”, prosseguiu a nota.

Além disso, a revista esclarece que não há “clima” para a cerimônia, geralmente realizada no início de dezembro, tendo em vista que milhares de pessoas morreram após serem infectadas pelo novo coronavírus. “O troféu transmite outros valores, como exemplaridade, solidariedade e responsabilidade – além da excelência esportiva”, justificou.

Apesar de não eleger os melhores da temporada em cada uma das quatro categorias principais – masculino, feminino, goleiro e sub-21 -, a France Football revelou que vai organizar a votação com 180 jurados para a seleção dos 11 jogadores que se destacaram em suas posições, incluindo a revelação da temporada

Em 2019, o craque argentino Lionel Messi, do Barcelona, recebeu a sua sexta Bola de Ouro, a atacante americana Megan Rapinoe ganhou o troféu na categoria feminina, o goleiro brasileiro Alisson, do Liverpool, levou o Troféu Yashin, e o zagueiro holandês Matthijs de Ligt, então do Ajax e agora na Juventus, foi premiado com o prêmio Kopa de melhor jogador sub-21.

Agência Estado

Recent Posts

Funcionários da Petrobras entram em greve por tempo indeterminado

Trabalhadores do Sistema Petrobras iniciaram uma greve nacional a partir da zero hora desta segunda-feira…

3 horas ago

PF apreende R$ 9,5 bilhões em operações contra o crime organizado em 2025

A Polícia Federal (PF) apreendeu R$ 9,5 bilhões em dinheiro e bens do crime organizado…

3 horas ago

Defesa de Bolsonaro reitera pedido por cirurgia e prisão domiciliar

Ex-presidente Jair Bolsonaro (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil) A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro voltou a pedir…

3 horas ago

Imagens mostram situação de cela após incêndio na penitenciária

Fuligens ficaram espalhadas pelo local (Foto: Divulgação) Imagens obtidas pelo Marília Notícia revelam a situação…

4 horas ago

Deslizamento em Garça deixa casa interditada e família realojada

Muro não suportou solo enxarcado e cedeu, ameaçando imóvel em nível acima (Foto: Divulgação/Defesa Civil)…

6 horas ago

Pompeia contém início de erosão e evita interdição de ponte em vicinal

Trecho ficou à meia pista no fim de semana (Foto: Portal NC Pompeia) A chuva…

6 horas ago

This website uses cookies.