Categories: Brasil e Mundo

Fragilizada, Dilma pode perder apoio de 170 deputados

A crise que atravessa o governo pode se agravar ainda mais nas próximas semanas com o desembarque de alguns dos principais partidos da base aliada. O quadro tornaria os problemas do Planalto ainda mais complicados e tem condições de acelerar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Cogitam abandonar a base aliada do governo partidos como PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), PP (Partido Progressista), PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e PSD (Partido Social Democrático).

Juntas, as quatro siglas correspondem a 170 cadeiras na Câmara dos Deputados. Sem os parlamentares desses partidos, aumentam as chances do processo de impeachment contra a presidente ter continuidade.

Com 21 parlamentares, o PRB (Partido Republicano Brasileiro) foi o primeiro partido a anunciar o desembarque do governo.

Outra sigla que cogita romper as relações com o Planalto é o PDT (Partido Democrático Trabalhista), que tem 20 cadeiras na Câmara. O presidente do partido, Carlos Lupi, no entanto, disse que a sigla só vai analisar a questão após a votação do impeachment.

A primeira e mais importante decisão está marcada para acontecer na próxima terça-feira (29), quando o diretório nacional do PMDB se reúne para definir se deixa a base aliada do governo. O partido é o maior da base de apoio do Planalto e conta com 69 representantes da Câmara.

Ao abandonarem o governo, os partidos tendem a liberar seus parlamentares para votarem como quiserem no processo de impeachment.

Processo

Para barrar que o processo de impeachment siga para o Senado Federal, o governo precisa obter um terço do total de votos (171) dos deputados. Caso contrário, o processo é aberto e segue para apreciação dos senadores.

Em sessão presidida pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, é feita outra votação, desta vez entre os Senadores. Assim como na Câmara, para a cassação do mandato da presidente são necessários dois terços dos votos a favor do impeachment (54).

Fonte: R7

Amanda Brandão

Recent Posts

Ex-jogador do MAC morre aos 25 anos em acidente com motocicleta

Maycon Gabriel Dragonetti era formado na base do MAC e defendeu o clube profissionalmente (Foto:…

7 horas ago

Acórdão é publicado e troca na Câmara entra em fase decisiva; veja o que acontece agora

Se não houver nenhuma mudança, vereadora Rossana Camacho pode deixar a Câmara (Foto: Rodrigo Viudes/Marília…

7 horas ago

Com vaga ameaçada, Rossana quebra o silêncio e comenta decisão da Justiça Eleitoral

Em entrevista ao Marília Notícia, vereadora comenta o processo, faz balanço do mandato e revela…

8 horas ago

Estado confirma Centro TEA Paulista em Marília e prevê unidade no antigo Cefam

Dani Alonso durante encontro com lideranças regionais em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A instalação…

9 horas ago

Gota de Leite recebe aditivo de R$ 1,56 milhão no fim de convênio

Contrato de Gota de Leite com Prefeitura para prestação de serviço em unidades de saúde…

9 horas ago

Redes sociais causam polarização e isolamento político em jovens

Um estudo entre jovens brasileiros com idade de 21 a 34 anos mostrou que a…

11 horas ago

This website uses cookies.