Brasil e Mundo

Fórum discute campanha eleitoral e fake news

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, participa na próxima segunda-feira, dia 11, do Fórum “Estadão-Faap Campanha Eleitoral e Fake News”. No evento, serão discutidas as mudanças no cenário político e temas como o financiamento das campanhas, o uso de redes sociais e o combate às notícias falsas.

Além de Fux, estão confirmadas as presenças do publicitário Lula Guimarães, coordenador de campanhas eleitorais; do presidente do Instituto Ethos, Caio Magri; do cientista político Rafael Cortez, da Consultoria Tendências; do professor de Marketing Político da Faap Celso Matsuda; do diretor de Análises de Políticas Públicas da FGV-Rio, Marco Aurélio Ruediger; do presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Daniel Bramatti; do coordenador do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura, da Universidade Federal do Espírito Santo, Fabio Malini; e do jornalista Eugênio Bucci, professor da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Painéis

O Fórum terá dois painéis. O primeiro, com o tema “Como fazer campanha com mais ética e menos dinheiro”, terá a mediação de Vera Magalhães, colunista do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista da Rádio Jovem Pan. Na sequência, o painel “O uso da internet na disputa pelo voto” terá mediação da coordenadora do Laboratório de Jornalismo da Faap, Edilamar Galvão.

Em abril, Fux afirmou que a Corte Eleitoral vai agir de formas preventiva e punitiva contra a disseminação de notícias falsas nas eleições. O ministro disse ainda que um candidato eleito com a divulgação de notícias falsas pode ser cassado e a eleição, nessas condições, anulada. “Uma propaganda que visa destruir candidatura alheia pode gerar uma configuração de abuso de poder que pode levar a uma cassação”, afirmou. “Se o resultado da eleição for fruto de uma fake news capaz de ter essa expressão, anula a eleição.” A proposta do TSE é atacar preventivamente e identificar fábricas de robôs de notícias falsas.

Neste contexto, o Estado acaba de lançar o blog Estadão Verifica – que está monitorando redes sociais e checando se alguns dos textos, vídeos e fotos mais compartilhados são inverídicos, distorcidos ou descontextualizados.

Agência Estado

Recent Posts

Marília confirma realização da 23ª edição da Japan Fest em abril de 2026

Evento integra o calendário turístico oficial do Estado de São Paulo (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

44 minutos ago

Prefeitura e Sebrae oferecem 15 vagas gratuitas do Empretec a empreendedores

A Prefeitura de Marília vai subsidiar 15 vagas gratuitas para empreendedores do município participarem do…

44 minutos ago

Prefeitura e Paróquia ajustam organização da Paixão de Cristo no Parque do Povo

Encenação da Paixão de Cristo na zona sul de Marília A Prefeitura de Marília e…

44 minutos ago

HBU realiza cirurgia inédita em Marília para tratamento da próstata

Procedimento em sala cirúrgica do HBU reuniu profissionais de referência (Foto: Divulgação) O Hospital Beneficente…

44 minutos ago

Justiça condena dupla por tentativa de assalto em empresa de Garça; crime teve tiro e imagens

Pistola Glock 9mm teve projétil disparado para o teto dentro da empresa (Foto: Divulgação/PMSP) A…

44 minutos ago

Acusado de tentativa de homicídio em adega vai a júri popular, decide juiz

A Justiça de Marília decidiu levar a júri popular um homem acusado de tentar matar…

44 minutos ago

This website uses cookies.