Brasil e Mundo

Formandos em medicina relatam intoxicação em massa durante festa em SP

Pelo menos 400 formandos e convidados de uma formatura de medicina relatam que sofreram infecção alimentar causada por um vírus após o evento em Taubaté, no interior de São Paulo.

O irmão de uma formanda, que preferiu não ser identificado, contou que a família precisou ser hospitalizada. A formatura de Medicina da Unitau (Universidade de Taubaté) ocorreu no dia 6 de julho no Espaço Crozariol e teve cerca de 1400 convidados. A comemoração dos graduados, com baile, colação e jantar, custou em média R$ 1,2 milhão.

Ele relatou que a esposa grávida sofreu com mais de 20 episódios de vômitos intensos. A família teve prostração, febre, diarreia e dor abdominal. Os sintomas também foram os mesmos para outras 400 pessoas que uniram relatos em um grupo de WhatsApp da comissão de formatura.

Para ele, o quadro de saúde foi ainda mais grave. Segundo o depoimento, ele chegou ao hospital febril, taquicárdico, hipotenso e com perfusão sanguínea comprometida. Por isso, precisou ser levado à unidade de semi-intensiva do Hospital Albert Einstein.

Exames constaram surto de gastroenterite por Norovírus. De acordo com o médico Igor Calil, cirurgião do aparelho digestivo ouvido pelo UOL, trata-se de um vírus de transmissão fecal-oral por meio de água e alimentos contaminados, e também pela relação interpessoal. Os sintomas costumam aparecer após 24h da contaminação.

Agora, o convidado e outros formandos dizem querer a processar a empresa responsável pelo evento.

”Estou decidido a tomar todas as medidas judiciais possíveis contra a empresa para que os responsáveis sejam devidamente responsabilizados, e que medidas sejam tomadas para prevenir futuras ocorrências semelhantes”, contou.

A Parthenon Buffet divulgou uma nota de esclarecimento após o ocorrido. A organização, responsável por promover a formatura, disse ter recebido a notícia com muito pesar e preocupação pelos clientes que passaram mal.

A empresa afirmou que uma nutricionista acompanhou todos os processos no evento. ”Acompanhou de perto o correto cumprimento dos procedimentos relativos ao manuseio e serviço de alimentos e bebidas – tudo conforme a legislação aplicável.”

A nota ainda diz que a empresa conta com alvará sanitário. Na nota, a Pathernon Buffet também disponibilizou documentos que atestariam sua capacidade técnica para manipulação e conservação dos alimentos.

***

POR LUANA TAKAHASHI

Folhapress

Recent Posts

Hadassa Viagens abre sede em Marília para apresentar estrutura e modelo de operação

Hadassa Viagens é uma das engrenagens que impulsionam o turismo no Brasil (Foto: Gracy Santos/Marília…

7 horas ago

Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte

Rafael foi morto em Marília e teve seu corpo incendiado em Pompeia (Foto: Redes sociais)…

14 horas ago

PF faz operação contra a Rioprevidência por aplicações no Banco Master

A Polícia Federal (PF) faz, na manhã desta sexta-feira (23), a Operação Barco de Papel,…

14 horas ago

Agências do INSS abrem para atendimento extra neste sábado e domingo

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país abrirão para…

14 horas ago

Receita nega aumento de imposto para professores com novo piso

A Receita Federal rebateu, na noite desta quinta-feira (22), informações falsas que circulam nas redes…

14 horas ago

Trecho da rua 15 de Novembro no Centro é interditado para obras

A Prefeitura de Marília informa que a rua 15 de Novembro está interditada ao tráfego…

15 horas ago

This website uses cookies.