Marília e região

Força-tarefa na Emei Bem-Te-Vi tem início com nebulização costal

Nebulização é realizada na zona sul de Marília (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Saúde, da Educação e do Meio Ambiente e Serviços Públicos, deu início na manhã desta quinta-feira (13) a uma força-tarefa na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Bem Te Vi, localizada à rua Raimundo Gonçalves Ferreira, no bairro Jardim Domingos de Léo, ao lado do CDHU, na zona sul da cidade, e também nos arredores da escola.

O trabalho começou logo às 5h30 com a Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde realizando uma nebulização costal no interior da Emei Bem Te Vi, com objetivo de matar a maior quantidade possível do mosquito adulto do Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças.

A nebulização aconteceu bem cedo para não atrapalhar o horário de aula dos alunos, a partir das 7h – a escola funcionou normalmente nessa quinta-feira.

Durante o dia, servidores estaduais do Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) e Núcleo de Apoio às Operações Regionais (Naor) estiveram no local para avaliar a situação da escola e dos prédios do CDHU.

Eles avaliaram o local e orientaram que a primeira ação necessária é a capinação do CDHU porque os escorpiões estão se aproximando da escola pelo facilitador do mato alto do local. Diante disso, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos fará a capinação na escola e uma grande operação limpeza nas imediações já a partir desta segunda-feira (17).

Nesta sexta-feira (14), às 21h, a Divisão de Zoonoses voltará à Emei Bem Te Vi com uma equipe especializada na captura de escorpiões.

“É um serviço que só pode ser executado à noite em razão do aracnídeo ter hábitos noturnos”, afirmou a supervisora da Zoonoses, Vivian Martinelli Funai.

Outra ação no local será a remoção manual de criadouros, que acontecerá após a capinação, com os agentes de saúde retirando todos os recipientes que podem acumular água.

As ações no local foram definidas na quarta-feira (12), após reunião na Emei, com representantes das secretarias da Saúde, da Educação e do Meio Ambiente e Serviços Públicos; direção da escola, pais de alunos e do vereador Chico do Açougue, além de assessores.

“As secretarias municipais estão empenhadas em resolver esse problema na escola e nas imediações. As ações já começaram e vão continuar nos próximos dias para enfrentarmos a situação, que virou um problema de saúde pública em razão da desocupação do CDHU, com o local cheio de criadouros do Aedes aegypti e de abrigo de escorpiões”, disse o secretário do Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mário Rui de Andrade Moura.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Alcyr Netto

Recent Posts

Mulher dada como morta após atropelamento recebe alta em Bauru

Fernanda Policarpo foi declarada morta pelo Samu e deixada na pista para ter corpo recolhido…

8 horas ago

Percentual de famílias com dívidas cresce, mas inadimplência cai

O indicador que mede o percentual de famílias brasileiras que têm dívidas como cartão de crédito…

12 horas ago

Bolsonaro não precisa ir para hospital, mas de melhor cuidado, diz PF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta sexta-feira (6) a…

12 horas ago

Trump posta vídeo racista com casal Obama como macacos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Foto: Arquivo/MN) O presidente dos Estados Unidos (EUA),…

13 horas ago

Júri condena seis por assassinatos em bar da zona sul de Marília

Manoel e Carla foram as vítimas mortas em bar na zona sul (Foto: Redes Sociais)…

13 horas ago

Prefeitura suspende servidor acusado de agredir criança na rede municipal

A Prefeitura de Marília suspendeu por 90 dias um servidor público acusado de ter agredido…

13 horas ago

This website uses cookies.