Categories: Brasil e Mundo

FMI reduz projeção da inflação no Brasil de 9,4% para 6% em 2022

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu sua estimativa para a inflação no Brasil neste ano de 9,4% para 6,0%, apontou o relatório de perspectiva econômica regional do hemisfério ocidental. Para 2023, o FMI manteve a previsão de 4,7% relativa ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A instituição não alterou as previsões para o crescimento do País de 2,8% em 2022 e 1,0% para o próximo ano.

O FMI destacou o aumento da taxa básica de juros no País de 2% para 13,75% ao ano para conter a crescente inflação entre 2021 e 2022.

“Depois de retirar o apoio excepcional (ao combate) da pandemia, o governo relaxou a postura fiscal neste ano, inclusive com a aprovação de medidas para reduzir impostos para diminuir preços de energia e expandir a rede de proteção social”, segundo a instituição.

Na avaliação do Fundo em relação ao Brasil, “a dívida pública continua alta em meio ao potencial de crescimento relativamente modesto.”

Para o FMI, entre as prioridades de política econômica para promover um crescimento inclusivo e consolidação fiscal estão as reformas tributária e administrativa, “reduzir o distorcivo gasto obrigatório, promover o comércio internacional e diminuir a rigidez do mercado de trabalho”.

Agência Estado

Recent Posts

Menino de dois anos desaparece em fazenda de Ocauçu

Bombeiros realizam buscas por garoto de dois anos em Ocauçu (Foto: Divulgação/Redes Sociais) Uma força-tarefa…

4 horas ago

Bombeiros fazem buscas no Jardim Marajó, mas não encontram homem desaparecido

Bombeiros fizeram buscas na tarde deste domingo em Marília (Foto: Reprodução/Drone Marília) O Corpo de…

5 horas ago

MAC perde para o Linense em Lins e deixa liderança do grupo da Copa Paulista

Disputa de bola entre jogadores do MAC e do Linense pela Copa Paulista (Foto: Matheus…

14 horas ago

Emplacamentos de veículos novos crescem 13,24% em Marília no semestre

Alta foi puxada principalmente por motocicletas, utilitários e caminhões-tratores.

17 horas ago

A velocidade responde à urgência. O planejamento constrói o futuro

Muitas das ocorrências que chegam ao conhecimento da população são apenas a parte visível (Foto:…

17 horas ago

Retomada dos trens pode mudar dinâmica da mobilidade urbana

Reforma e reativação de ferrovia em Marília pela Rumo atende a obrigação contratual (Foto: Rodrigo…

17 horas ago

This website uses cookies.