Tecnologia

Fitness+: saiba tudo sobre a plataforma de exercícios da Apple

A estrela do evento da Apple desta terça-feira, 14, certamente foi o novo iPhone 13, geração de 2021 do celular da marca. Mas outras novidades também foram apresentadas e uma delas desembarca em breve por aqui: o Fitness+, serviço de assinatura de exercícios da Apple, vai ganhar expansão para 21 países, incluindo o Brasil.

Um ano após o lançamento, o Fitness+ incluiu o País na lista do serviço que disponibiliza em vídeo e áudio diversos tipos de atividades ligadas a saúde e bem estar — tudo é acessado exclusivamente via dispositivos da Apple, como iPhone, iPad e Apple TV. O serviço vai chegar ao Brasil até o final de 2021, segundo a Apple informou ao Estadão.

Dentro da plataforma, as atividades vão de caminhada com podcasts de personalidades como Camila Cabello, até séries de playlists exclusivas para treinos, com a participação direta de cantores do mundo todo (Billie Eilish, Calvin Harris e Jennifer Lopez são alguns). O serviço também passa, claro, pelos exercícios que simulam uma sessão de academia, com dança, musculação, aeróbica e alongamento. Ao todo, são 11 atividades inclusas no app e uma sessão exclusiva para meditação.

Uma das novidades apresentadas no evento é a integração da tela do Apple Watch Series 7 com o aplicativo, projetando a mesma visão de exercícios do relógio na Apple TV, no iPhone ou iPad. A intenção é unir todos os dispositivos em prol da experiência do treino, segundo a Apple.

Por enquanto, porém, o serviço não vai ter conteúdos locais. As aulas e atividades serão importadas da versão americana, com legendas em português, francês, espanhol, alemão e italiano. Segundo a Apple informou ao Estadão, a decisão de manter apenas as legendas foi para tornar o conteúdo o mais “autêntico” possível — uma dublagem, segundo a empresa, poderia causar estranhamento nos usuários. A empresa afirma que preferiu importar conteúdo por considerar que essa seria a forma mais rápida de expandir o serviço — de acordo com a Apple, as restrições impostas pela covid-19 impediram os deslocamentos necessários para criar programação local.

Veja abaixo o que esperar do serviço:

Academia

No pacote do Fitness+ são oferecidas 11 modalidades de treino: HIIT, pilates, caminhada, ioga, força, corrida, remo, dança, bicicleta, core e recuperação com atenção plena. Segundo a Apple, na nova versão do app, serão ao menos 25 novos treinos todas as semanas no streaming.

Ainda, as intensidades das atividades podem ser variadas dos níveis básico ao avançado, assim como a customização de outros elementos como música, tempo e treinador. Todo o ajuste das modalidades é feito pelo filtro de cada sessão, que pode ter duração de 5 a 45 minutos.

Meditação

A Apple também quis incluir uma aba especificamente para meditação, com sessões guiadas e programas de imersão para a prática da atividade. Na novidade, os filtros também funcionam para determinar tempo, estilo da meditação, música e ritmo, além de poder ser assistida ou apenas ouvida, pelo próprio Apple Watch. Alguns dos temas disponíveis são calma, gratidão e gentileza, sempre sob o comando de um dos instrutores da plataforma.

Podcast

Chamado de “Hora de Caminhar”, o recurso é uma série de podcasts que traz personalidades para contarem histórias enquanto fazem uma “caminhada”. A ideia é que os ouvintes possam caminhar junto com a celebridade. Dividida em episódios de 25 a 40 minutos, a série já estava disponível no Fitness+ desde janeiro deste ano e conta com atletas, cantores, atores e outras celebridades ccompartilhando músicas, experiências e sua vivência com uma vida fitness.

Para a nova versão do app, a empresa trabalha em uma segunda temporada do recurso, com episódios que serão lançados aos poucos no app. Até o momento, estão confirmadas as participações das cantoras Bebe Rexha, Camila Cabello, das atrizes Reba McEntire e Gabrielle Union, da ativista Tarana Burke e do jogador de basquete do Los Angeles Lakers Carmelo Anthony.

A desvantagem do serviço é que ele é todo em inglês. Ao Estadão, a Apple diz que planeja incluir nome relevantes de países diferentes, contando suas histórias nos idiomas locais.

Playlist de famoso

Mais uma aparição de celebridades poderá ser vista dentro do Fitness+ em breve: artistas vão se transformar em Dj’s para produzir playlists específicas para atividades físicas. Chamada de “Artista em destaque”, a ferramenta é uma aba de listas de bandas e cantores que ditam o ritmo dos exercícios daquela sessão.

Na aba é possível ver, por exemplo, a playlist “HIIT com Calvin Harris”, que traz músicas do artista para uma sessão de cardio de alta intensidade. Para um treino de força, o usuário pode escolher escutar uma lista criada somente com músicas da Jennifer Lopez ou Keith Urban. A intenção da empresa é, também, aumentar a lista de episódios desses treinos com mais artistas e já confirmou treinos ao som de Nicki Minaj, Billie Eilish e Imagine Dragons para a atualização do app.

Quando chega no Brasil?

A previsão é que o serviço chegue ao País até dezembro de 2021, pela App Store, loja de aplicativos da Apple. O site da empresa já disponibiliza informações sobre o plano e um pré-cadastro para os interessados no serviço.

Como assinar?

O recurso poderá ser assinado por usuários do Apple One ou à parte e será gratuito por três meses para quem comprar um Apple Watch (todos a partir da versão Series 3 terão o suporte ao streaming) — é necessário ter o relógio inteligente para acessar o app.

Quanto custa?

Embora a empresa não confirme o preço no País, há indicações de que ele custará R$ 16,90 mensais, sem período de fidelidade — a informação não aparece no botão de assinatura ainda, mas já é possível observar o valor na página do serviço.

Quais dispositivos preciso ter?

Segundo a Apple, para acessar o serviço é necessário, obrigatoriamente, possuir um Apple Watch, que será a central de registro de treinos do usuário. Todos os modelos a partir do Series 3 (ainda à venda no Brasil) com watchOS 7.3 ou superior suportam o aplicativo, que está integrado no sistema do relógio pelo iPhone.

Para acompanhar os vídeos, os usuários podem optar pelo iPhone, que tem compatibilidade do modelo 6S em diante e com sistema operacional iOS 14.3 ou posterior. Para iPad, a Apple especificou que estão compatíveis os dispositivos com iPadOS 14.3 ou posterior. Para a Apple TV, é necessário ter, pelo menos, a versão tvOS 14.3.

Entretanto, para ter a versão mais atual do Fitness+ — com o espelhamento de tela do Apple Watch —é preciso ter as atualizações lançadas neste ano pela empresa, ou seja: watchOS 8, iOS 15, iPadOS 15 e Apple TV 4K ou Apple TV HD com tvOS 15.

Amanda Brandão

Published by
Amanda Brandão

Recent Posts

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Um homem de 37 anos morreu após ser baleado por policiais militares na madrugada desta…

2 horas ago

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de 100 professores

Inscrições são gratuitas e seguem até 18 de dezembro (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília…

2 horas ago

Parceria entre Unimar e Prefeitura leva IA à formação de professores

Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…

6 horas ago

Atletas de Marília são eleitas entre as melhores do handebol paulista em 2025

Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…

6 horas ago

Mostra 2025 do projeto Teatro da Cidade terá seis dias de espetáculos em Marília

Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…

6 horas ago

Bosque passa por intervenção para evitar acidentes e reforçar conservação

Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…

6 horas ago

This website uses cookies.