Esportes

Fifa permite que atletas atuem por 3 clubes em uma temporada

A Fifa divulgou nesta quinta-feira um documento com novas recomendações e diretrizes, ampliando questões regulatórias no futebol em resposta aos efeitos da pandemia do novo coronavírus. Uma das novidades é a permissão para jogadores atuarem em três clubes diferentes na mesma temporada.

A administração da Fifa realizou reuniões recentemente com representantes de clubes, associações e federações e definiu algumas alterações, principalmente sobre questões de contratos e inscrições. Todas as mudanças passam a valer imediatamente.

Segundo a entidade, “para evitar preocupações com jogadores desempregados”, os atletas podem se registrar e atuar em até três clubes diferentes na mesma temporada, sendo elegíveis, porém, a jogar partidas oficiais por apenas dois desses times.

Em relação a casos de jogadores cujos contratos terminam nas próximas semanas, antes do fim de campeonatos nacionais e torneios continentais, a Fifa diz que orientou as federações a prolongarem os vínculos respeitando a legislação de cada país.

Outra novidade é a autorização, sob algumas condições, da abertura das próximas janelas de transferências mesmo com torneios ainda inacabados nesta temporada. A ideia é dar flexibilidade para as federações de cada país planejarem os seus calendários.

Segundo o documento, a Fifa permite a abertura, mas orienta que os países não abram suas janelas enquanto os campeonatos desta temporada não forem finalizados. O mercado deve coincidir com os jogos pelo período de, no máximo, quatro semanas.

A entidade máxima do futebol também destacou que o primeiro período de mercado aberto da temporada 2020/21 – a tradicional janela de verão na Europa – não poderá exceder três meses. Normalmente, a janela de transferências europeia no verão não começa até que a temporada seja concluída.

Nas novas janelas, abertas ainda com as competições da temporada 2019/2020 acontecendo, a Fifa vai permitir trocas de jogadores entre os clubes, bem como a possibilidade de times assinarem com atletas sem contratos. No entanto, os atletas em questão só poderão jogar torneios nacionais na temporada 2020/2021.

Agência Estado

Recent Posts

Tem início nesta quinta-feira vacinação contra bronquiolite em Tupã

Todas as unidades de saúde de Tupã passaram a oferecer a vacina contra a bronquiolite…

1 hora ago

Polícia Civil de Marília deflagra operação e cumpre nove mandados

A Polícia Civil de Marília, por meio do Setor de Investigações Gerais (SIG), desencadeou na…

2 horas ago

Adolescente de 16 anos rouba carro em Lins, foge pela rodovia e é cercado em Marília

Um adolescente de 16 anos foi apreendido na noite desta quarta-feira (10) após furtar um…

2 horas ago

Ronaldinho Gaúcho é anunciado em jogo de craques no Abreuzão

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Encontro de Craques (@ronaldinhoemmarilia) O ex-meio-campista…

2 horas ago

Câmara de Cafelândia reconhece excelência da Unimar com menção honrosa

Reitor e pró-reitora da Unimar receberam homenagem do vereador Marcelo Rubi (Foto: Divulgação) A Universidade…

3 horas ago

Morador de Garça morre em acidente no MS; corpo é sepultado

Em Garça, ele era conhecido como Marcos Beiço (Foto: Divulgação/Redes Sociais) O garcense Marcos Alves…

3 horas ago

This website uses cookies.