+ Notícias

Festival Literário de Marília tem início com intensa programação na Biblioteca

Curadoria do festival é assinada por Angélica Masson e Bárbara Duarte (Foto: Divulgação)

O Festival Literário de Marília (Flim) é um projeto contemplado pelo fomento cultural da Lei Aldir Blanc. Nasceu como um sonho, ao reconhecer a necessidade urgente de iniciativas que valorizem e deem visibilidade à literatura em Marília, contemplando livreiros, artistas e escritoras e escritores da cidade.

A curadoria do festival é assinada por Angélica Masson — advogada, escritora e produtora cultural — e Bárbara Duarte — escritora, produtora cultural e também curadora do Flim. Juntas, têm como principal objetivo fomentar e valorizar a literatura local, escolhendo a Biblioteca Municipal de Marília como eixo central e símbolo do evento. Mais do que uma decisão logística, a escolha é simbólica: a Biblioteca, alinhada ao conceito de “Biblioteca Viva”, é um espaço pulsante de cultura, encontros, sonhos e descobertas.

Ainda assim, muitos moradores de Marília nunca visitaram a Biblioteca e sequer sabem onde ela está localizada. Esse dado acompanha uma tendência nacional: segundo a 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, 53% da população brasileira com mais de cinco anos não leu nenhum material editorial nos últimos três meses, e 73% não concluíram a leitura de um livro nesse período.

Apesar desse cenário, há um imenso potencial de transformação por meio da leitura. Para que ele se concretize, é fundamental investir em ações de incentivo acessíveis e democráticas. Inspirada pelo ensaio “O Direito à Literatura”, de Antonio Candido — que defende a literatura como um direito humano essencial —, o Flim foi concebido por duas escritoras de Marília que acreditam na leitura como pilar da cidadania cultural.

O festival acontece de 14 a 18 de maio e conta com uma programação diversa, incluindo oficinas de escrita, ilustração e histórias em quadrinhos, saraus, mesas literárias, encontros de clubes de leitura e apresentações culturais. As atividades abrangem todas as idades e públicos, com oficinas direcionadas a crianças, jovens, pessoas idosas e pessoas com deficiência.

O projeto é produzido com recursos da Política Nacional Aldir Blanc através da Secretaria Municipal de Cultura de Marília.

O Flim será dividido em duas etapas:

  • 1ª Etapa (14 a 16 de maio) – Voltada à rede municipal de ensino
    Durante três dias (quarta a sexta-feira, manhã e tarde), o Flim receberá estudantes de escolas públicas para oficinas simultâneas. Utilizando os três andares da Biblioteca, atenderá ao menos duas turmas por período.
  • 2ª Etapa (16 a 18 de maio) – Aberta ao público em geral
    Na sexta à noite, ocorre a abertura oficial do festival, marcando o início das atividades abertas a toda a comunidade.

Sábado e domingo contarão com ampla programação: oficinas diversas, rodas de saberes, lançamentos de livros, feira literária, praça de alimentação com food trucks, e apresentações culturais. A rua em frente à Biblioteca será ocupada e transformada em um espaço vibrante, com palco para shows e encontros, democratizando o acesso à cultura.

Entre as atrações, destacam-se nomes como:

  • Aline Bei, autora premiada de O Peso do Pássaro Morto e Pequena Coreografia do Adeus, finalista do Jabuti e do Prêmio São Paulo de Literatura.
  • Claudio Fragata, mariliense premiado com o Jabuti pelo livro Alfabeto Escalafobético, autor de obras infantis e juvenis.
  • Carol Ito, quadrinista nascida em Marília, vencedora do Prêmio Vladimir Herzog, com trajetória destacada no jornalismo em quadrinhos.
Arte: Divulgação
Arte: Divulgação
Marília Notícia

Recent Posts

HBU realiza troca inédita de válvula do coração sem cirurgia em Marília

Técnica reduz riscos e tempo de internação, segundo médicos (Foto: Divulgação) O Hospital Beneficente Unimar…

17 horas ago

Instituto Prospera forma alunos de cursos gratuitos e reforça capacitação em Pompeia

Projeto do Fundo Social oferece capacitação gratuita em áreas como costura e serviços (Foto: Divulgação)…

17 horas ago

Tupã intensifica limpeza de bocas de lobo para prevenir alagamentos

Limpeza da rede de drenagem é ampliada para reduzir riscos de enchentes (Foto: Divulgação) A…

17 horas ago

Tribunal de Contas atribui conceito B+ à gestão de tecnologia da Prefeitura de Tupã

Ferramenta mede efetividade da tecnologia da informação nos municípios (Foto: Divulgação) O município de Tupã…

17 horas ago

SUS bate recorde e realiza 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025

Ministério da Saúde aponta impacto do programa Agora Tem Especialistas (Foto: Agência Brasil) O Sistema…

17 horas ago

STF decide que caixa dois pode ser punido como improbidade administrativa

Decisão foi tomada em julgamento virtual do plenário (Foto: Agência Brasil) Por unanimidade, o Supremo…

17 horas ago

This website uses cookies.