Marília e região

Famema completa 60 anos e anuncia foco em inovação tecnológica

Faculdade destaca trajetória no ensino, pesquisa e formação em saúde (Foto: Divulgação)

A Faculdade de Medicina de Marília (Famema) completa 60 anos em 2026. Criada em 19 de janeiro de 1966 pela Lei Estadual nº 9.236, a instituição é uma autarquia especial de ensino vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo. O funcionamento foi autorizado em 30 de janeiro de 1967, com a implantação do curso de Medicina.

Segundo a Famema, a instituição iniciou suas atividades como faculdade municipal de ensino superior. A entidade mantenedora, a Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília (Fumes), foi constituída em 22 de dezembro de 1966. Em março de 1981, a criação do curso de Enfermagem marcou a ampliação da formação na área da saúde e o fortalecimento do projeto pedagógico.

A estadualização da Famema ocorreu em 1994, após mobilização de estudantes, lideranças políticas e integrantes da comunidade acadêmica. Em 2007, foi criada a Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília (Famar). Atualmente, a instituição oferece cursos de graduação em Medicina e Enfermagem e, desde a fundação, já formou 4.079 médicos e 1.333 enfermeiros. Em 2025, obteve aprovação do Conselho Estadual de Educação para a implantação do curso de Psicologia.

Famema soma mais de 5,4 mil profissionais formados e novos cursos aprovados (Foto: Famema)

Na pós-graduação, a Famema mantém os programas de Saúde e Envelhecimento, em nível de mestrado acadêmico, e de Ensino em Saúde, em nível de mestrado profissional, além de programas de Residência Médica em 30 especialidades e de Residência Multiprofissional em cinco áreas. A instituição também passou a contar com o Programa de Doutorado em Saúde e Envelhecimento, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com a primeira turma em atividade.

Ao longo de sua trajetória, a Famema esteve envolvida na gestão de serviços de saúde. Em 2015, o Governo do Estado instituiu a Autarquia Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HCFamema), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, que assumiu a gestão da área assistencial de forma integrada com a faculdade.

Para celebrar os 60 anos, a Famema informou que promoverá, ao longo de 2026, uma programação comemorativa (Foto: Famema)

Para celebrar os 60 anos, a Famema informou que promoverá, ao longo de 2026, uma programação comemorativa com eventos científicos, culturais, esportivos e memoriais. A iniciativa, segundo a instituição, reforça o compromisso com a educação pública e a formação de profissionais da saúde.

A atual gestão, eleita pela comunidade acadêmica e nomeada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), tomou posse em maio do ano passado para o período de 2025 a 2029. O diretor-geral é o professor doutor Spencer Luiz Marques Payão, e o vice-diretor-geral é o professor doutor Pedro Marco Karan Barbosa.

De acordo com o diretor-geral, o aniversário de 60 anos marca uma nova fase institucional, com foco na inovação tecnológica. “Sempre atuamos para garantir o reconhecimento da Famema nos cenários do ensino, da pós-graduação, da pesquisa e da extensão. Agora, esse momento simboliza uma reestruturação institucional gradativa, com forte ênfase na inovação”, afirmou.

Entre as iniciativas em andamento, está o processo de credenciamento do Centro de Inovação Tecnológica da Famema – One Health Innovation Center junto ao Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (Spai). Segundo a direção, o centro prevê o desenvolvimento de projetos voltados à Saúde Integral e poderá ser o primeiro do país com esse perfil.

A Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp) será a entidade gestora, com apoio institucional da Fundação Shunji Nishimura. “Projetamos a Famema para o futuro, integrando a formação de profissionais de saúde com excelência, a pesquisa, a iniciação científica e a inovação tecnológica”, destacou o diretor-geral.

Entre as iniciativas em andamento, está o processo de credenciamento do Centro de Inovação Tecnológica da Famema (Foto: Divulgação)

Ramon Barbosa Franco

Recent Posts

Dise prende homem com drogas em ponto do tráfico do Santa Antonieta

Drogas encontradas em ponto recorrente, que voltou a funcionar após várias prisões (Foto: Divulgação/Dise) Agentes…

3 minutos ago

Ação contra a dengue vistoria 700 imóveis em três regiões de Marília

Iniciativa ocorreu nas áreas de abrangência das unidades de saúde Nova Marília, Jardim Renata e…

5 horas ago

Marília firma três convênios com o Estado para ampliar políticas de inclusão

Parcerias envolvem os programas Todas in-Rede, Polo de Empregabilidade Inclusiva e Centro TEA Paulista (Foto:…

5 horas ago

Marília participa de evento que marcou início da vacina 100% brasileira contra dengue

Lançamento de uma vacina inédita e 100% brasileira contra a dengue ocorreu no domingo (Foto:…

5 horas ago

Obra de rotatória no Reserva Tupã é retomada após retirada de poste

Trabalhos estavam paralisados devido à necessidade de remoção de um poste (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

5 horas ago

Prefeitura de Tupã intensifica limpeza e manutenção das escolas para a volta às aulas

Intervenções durante o recesso priorizam segurança no entorno das unidades (Foto: Divulgação) A Prefeitura de…

5 horas ago

This website uses cookies.