O Facebook disse nesta terça-feira, 1, que vai bloquear o compartilhamento de notícias na rede social na Austrália caso seja aprovada no país uma legislação que obriga plataformas digitais a pagarem pelo conteúdo das notícias. O posicionamento da rede social é uma resposta a um projeto de regulação da Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC) cujo objetivo é permitir que empresas de mídia australianas “pudessem negociar um pagamento justo pelo trabalho de seus jornalistas”.
Em comunicado nesta terça, o diretor do Facebook na Austrália, Will Easton, disse que os regulamentos “não entendem bem a dinâmica da Internet e causará danos às próprias organizações de notícias que o governo está tentando proteger”. Easton também disse que caso o projeto se transforme em lei, a rede social vai “parar relutantemente de permitir que editores e pessoas na Austrália compartilhem notícias locais e internacionais no Facebook e Instagram”.
O projeto de lei em questão atinge outras plataformas digitais como o Google, que também se opôs aos regulamentos propostos, alegando que eles “colocariam em risco os serviços gratuitos disponíveis”.
A medida foi apoiada por todas as principais empresas de mídia australianas, incluindo News Corp Australia, Nine Entertainment e Guardian Australia, como uma forma de compensar os danos causados pela perda de receita de publicidade para a gigantes de tecnologia.
Em comunicado, o presidente da Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC), Rod Sims, que está supervisionando a proposta, disse que a resposta do Facebook foi “importuna e mal concebida” e que a lei “simplesmente visa trazer justiça e transparência às relações do Facebook e do Google com as empresas de notícias australianas”. “Enquanto o ACCC e o governo trabalham para finalizar o projeto de lei, esperamos que todas as partes se envolvam em discussões construtivas”, afirmou.
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.