Marília e região

Executivo propõe nova sede ao Aeroclube e tenta revogar lei do tombamento

Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

A Prefeitura de Marília enviou à Câmara Municipal um projeto que transforma o Aeroclube de Marília em patrimônio cultural da cidade, revoga uma lei anterior de tombamento e cria um programa para valorizar a entidade. A mudança faz parte das ações planejadas para permitir o início das obras de reforma do Aeroporto Estadual Frank Miloye Milenkovich, administrado pela concessionária Rede Voa.

De acordo com o texto assinado pelo prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), o projeto seria resultado de um acordo entre Prefeitura, Rede Voa e representantes do Aeroclube durante uma reunião realizada em 9 de outubro no Paço Municipal.

Segundo documentos anexados, a Prefeitura pretende doar ao Aeroclube um terreno ao lado do aeroporto, no Jardim Itamaraty, para a construção de uma nova sede. A área tem 3.259,56 m² e é formada pela união de três terrenos públicos.

O governo municipal afirma que manter o Aeroclube perto do aeroporto é necessário para que a entidade continue regularizada junto aos órgãos federais de aviação. Também diz que a alteração não prejudicará as ruas do bairro e que todos os pareceres técnicos já foram aprovados.

A Prefeitura explica ainda que a revogação da lei anterior faz parte de um processo de reorganização jurídica para permitir tanto o funcionamento do Aeroclube quanto as obras no aeroporto. O projeto também autoriza o município a buscar recursos e parcerias para incentivar atividades ligadas à aviação, turismo e cultura. O governo pediu urgência na votação.

Aeroclube contesta acordo

Apesar da justificativa oficial, o Aeroclube de Marília afirma que não participou de nenhum acordo que justificasse o envio do projeto à Câmara. O representante Jolando Gatto disse que a entidade não reconhece a versão apresentada e que o texto não corresponde ao que o Aeroclube entende como adequado.

Segundo Gatto, o projeto vai na direção contrária dos esforços de valorização da instituição, incluindo iniciativas apresentadas pelo senador Marcos Pontes e pelo deputado estadual Tenente Coimbra, ambos do PL. Ele afirmou que o Aeroclube buscará uma reunião com o prefeito para pedir a reconsideração do projeto.

Alcyr Netto

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

14 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

14 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

14 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

14 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

22 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

1 dia ago

This website uses cookies.