Polícia

Ex-chefe de financeira é presa suspeita de comandar esquema de golpes

Polícia apreendeu vasto material que aponta para os crimes (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Um esquema de golpes em aposentados e pensionistas, com uso indevido de dados, declarações falsas e manipulação de sistemas com prejuízos a beneficários e ao próprio banco, foi desarticulado em uma investigação da Polícia Civil de Garça. Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em ações da delegacia local e da Polícia Militar, apurou o Marília Notícia.

A investigação tem como alvo o ‘núcleo duro’ do esquema, formado por três mulheres e chefiado por uma ex-gerente de 32 anos, que comandava o escritório de uma financeira. Ela foi presa em casa, no Jardim Sol Nascente, e sofreu uma varredura em seu endereço. As outras acusadas foram alvos de busca.

Segundo apurou o MN, as colegas de tabalho praticamente montaram um escritório paralelo e se favoreciam do acesso aos diversas sistemas, nos quais os analistas têm acesso a informações, para realizar operações de crédito.

Polícia apreendeu alguns objetos de luxo que podem ter sido adquirido com dinheiro de crime (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Para retardar o ‘estouro do esquema’, as golpistas dobraram a aposta e passaram a movimentar valores ainda mais altos, visando cobrir alguns rastros que poderiam gerar desconfiança da instituição financeira.

GOLPE SEM FIM

Descobertas pela financeira, elas foram desligadas pela empresa. O controle interno desconfiou das movimentações e do excesso de denúncias relacionados a contratos de empréstimos e refinanciamentos que nunca foram solicitados.

O dinheiro era usado para sustentar elevado padrão de vida, o que reforçou a suspeita de crime envolvendo as operações de crédito. Mesmo após serem desligadas do banco, as mulheres teriam continuado atuando, já que mantinham vasto conhecimento sobre os sistemas.

Ficar com o dinheiro integral de alguns contratos não era suficiente para as criminosas. A polícia acredita que, além de instituições financeiras, pessoas também possam ter sido lesadas, pagando por empréstimos que nunca solicitaram.

Por conhecer o perfil social das vítimas – muitas vulneráveis -, o trio também agia para gerar ‘confusão’ nos idosos, fazendo-os contrair ‘dívida em cima de dívida’. Com parte da vítimas pagando pelos empréstimos, levou mais tempo para a empresa perceber as operações fraudulentas.

Contratos em nome de pessoas que não pediram empréstimo foram encontrados (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A amplitude do caso fez com que a empresa de crédito, que tem alcance nacional, realizasse uma série de acordos para indenizar as vítimas em Garça, depois que a nova gerência assumiu e o escritório sofreu uma devassa pelo controle interno.

Entre os itens apreendidos pela polícia estão contratos, anotações manuscritas e dezenas de cartões bancários. O inquérito que apura o caso segue na delegacia local de Garça. O delegado responsável pela apuração foi procurado pelo MN, mas informou que as investigações seguem em andamento e preferiu não dar informações sobre o caso.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

21 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

21 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

22 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

22 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

1 dia ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

2 dias ago

This website uses cookies.