Polícia

Ex-chefe de financeira é presa suspeita de comandar esquema de golpes

Polícia apreendeu vasto material que aponta para os crimes (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Um esquema de golpes em aposentados e pensionistas, com uso indevido de dados, declarações falsas e manipulação de sistemas com prejuízos a beneficários e ao próprio banco, foi desarticulado em uma investigação da Polícia Civil de Garça. Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos em ações da delegacia local e da Polícia Militar, apurou o Marília Notícia.

A investigação tem como alvo o ‘núcleo duro’ do esquema, formado por três mulheres e chefiado por uma ex-gerente de 32 anos, que comandava o escritório de uma financeira. Ela foi presa em casa, no Jardim Sol Nascente, e sofreu uma varredura em seu endereço. As outras acusadas foram alvos de busca.

Segundo apurou o MN, as colegas de tabalho praticamente montaram um escritório paralelo e se favoreciam do acesso aos diversas sistemas, nos quais os analistas têm acesso a informações, para realizar operações de crédito.

Polícia apreendeu alguns objetos de luxo que podem ter sido adquirido com dinheiro de crime (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Para retardar o ‘estouro do esquema’, as golpistas dobraram a aposta e passaram a movimentar valores ainda mais altos, visando cobrir alguns rastros que poderiam gerar desconfiança da instituição financeira.

GOLPE SEM FIM

Descobertas pela financeira, elas foram desligadas pela empresa. O controle interno desconfiou das movimentações e do excesso de denúncias relacionados a contratos de empréstimos e refinanciamentos que nunca foram solicitados.

O dinheiro era usado para sustentar elevado padrão de vida, o que reforçou a suspeita de crime envolvendo as operações de crédito. Mesmo após serem desligadas do banco, as mulheres teriam continuado atuando, já que mantinham vasto conhecimento sobre os sistemas.

Ficar com o dinheiro integral de alguns contratos não era suficiente para as criminosas. A polícia acredita que, além de instituições financeiras, pessoas também possam ter sido lesadas, pagando por empréstimos que nunca solicitaram.

Por conhecer o perfil social das vítimas – muitas vulneráveis -, o trio também agia para gerar ‘confusão’ nos idosos, fazendo-os contrair ‘dívida em cima de dívida’. Com parte da vítimas pagando pelos empréstimos, levou mais tempo para a empresa perceber as operações fraudulentas.

Contratos em nome de pessoas que não pediram empréstimo foram encontrados (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A amplitude do caso fez com que a empresa de crédito, que tem alcance nacional, realizasse uma série de acordos para indenizar as vítimas em Garça, depois que a nova gerência assumiu e o escritório sofreu uma devassa pelo controle interno.

Entre os itens apreendidos pela polícia estão contratos, anotações manuscritas e dezenas de cartões bancários. O inquérito que apura o caso segue na delegacia local de Garça. O delegado responsável pela apuração foi procurado pelo MN, mas informou que as investigações seguem em andamento e preferiu não dar informações sobre o caso.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

28 minutos ago

Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…

1 hora ago

Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…

2 horas ago

Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que cria…

2 horas ago

Executivo propõe nova sede ao Aeroclube e tenta revogar lei do tombamento

Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

3 horas ago

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Policiais, na manhã seguinte a morte, fazem levantamento in loco sobre ocorrência (Foto: Marília Notícia)…

5 horas ago

This website uses cookies.