Marília e região

Estudantes da Unimar participam de desafio de Inteligência Artificial

Desafio teve como objetivo colocar os acadêmicos do primeiro termo frente a problemas reais do mercado (Foto: Divulgação)

O curso de Inteligência Artificial da Universidade de Marília (Unimar) realizou, em parceria com a Aceleradora de Startup Leavening, o AI Challenge. O desafio teve como objetivo colocar os acadêmicos do primeiro termo frente a problemas reais do mercado e, durante uma semana, aplicaram na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo soluções para desafios no contexto B2B, propostos pela empresa.

O coordenador do curso, Caio Saraiva Coneglian, destacou a importância de proporcionar experiências reais já no início da formação. “O AI Challenge é uma demonstração clara de como estamos formando profissionais preparados para atuar em um mercado que exige agilidade, pensamento crítico e domínio técnico. Ver nossos alunos, ainda no primeiro termo, resolvendo problemas de uma empresa referência como a Leavening, comprova a potência do nosso projeto pedagógico”, ressaltou.

O diretor da Smart Services, empresa do grupo Leavening, Fábio Dacêncio Pereira, destacou o impacto da parceria com a Unimar na formação dos acadêmicos. “Para nós, é fundamental que os jovens, desde o início da graduação, sejam incentivados a explorar todo o potencial da Universidade. Essa parceria com a Unimar trouxe um desafio real para alunos do primeiro semestre do curso de Inteligência Artificial, e o resultado foi impressionante. Eles já estão entregando soluções com potencial de aplicação no mercado. Muitas vezes nem percebem o quanto suas ideias têm valor, mas afirmo com convicção que se essas propostas forem apresentadas a diretores de grandes empresas, causarão surpresa e admiração. A turma é engajada, o curso é espetacular, e nós, da Leavening, temos muito orgulho de participar desta primeira rodada de desafios, certos de que muitos outros virão, com impactos cada vez mais relevantes para a sociedade”, concluiu.

Ao longo da semana, os acadêmicos participaram de workshops, desenvolveram os projetos e concluíram a jornada com um pitch no TecUnimar, apresentando suas soluções a empresários, líderes de grandes empresas nacionais e representantes do ecossistema de inovação. “Ficamos impressionados com a capacidade de análise, criatividade e potencial de aplicação das soluções propostas pelos alunos”, destacou o coordenador.

Para o acadêmico Júlio César Plaza da Loia, o diferencial do curso de Inteligência Artificial da Unimar está na conexão precoce com o mercado. “Esse trabalho que a Universidade faz é muito importante porque aproxima os alunos das empresas. Não é só aula, prova e trabalho, mas algo que acontece fora da sala, que nos coloca em contato com o mundo real. Já no primeiro semestre, a gente passa a entender todo o processo, desde a ideia até a solução final. Isso incentiva a visão empreendedora e nos prepara muito mais do que eu imaginava”, afirmou.

Para o acadêmico Pedro Henrique Lisboa, que está no primeiro semestre do curso de Inteligência Artificial, participar do desafio foi uma experiência marcante. “Essa semana foi excelente, cheia de aprendizado. Sou muito grato ao professor Caio e à Unimar por nos proporcionarem essa oportunidade logo no início do curso. Desenvolvemos bastante nosso projeto, que era voltado para sistemas de feedback, e foi incrível ver cada integrante do grupo se dedicando, trocando ideias e crescendo junto. Foi uma vivência prática que vai contribuir muito para a nossa formação”, destacou.

A pró-reitora da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, também acompanhou o evento e celebrou a iniciativa. “Este desafio mostra o quanto a Unimar está alinhada com as demandas do mercado e comprometida com uma formação acadêmica que ultrapassa os muros da Universidade. É emocionante ver nossos alunos crescendo, se desenvolvendo e impactando o mundo real com soluções inovadoras”, afirmou.

O AI Challenge é uma das várias ações práticas e de aproximação com o mercado realizadas pelo curso de Inteligência Artificial da Unimar, o qual já se destaca nacionalmente por ser o primeiro do Estado de São Paulo e o segundo do Brasil na formação de bacharéis especializados em IA.

De acordo com o reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, o evento consolida o posicionamento da Universidade como referência em tecnologia e inovação. “Ver empresários de renome, líderes de grandes empresas, prestigiando os trabalhos dos nossos alunos é a prova de que estamos no caminho certo. O futuro passa pela Inteligência Artificial e pela formação de profissionais capazes de transformar dados em soluções, e é isso que estamos construindo aqui”, concluiu.

Marcelo Moriyama

Recent Posts

SUS realiza mutirão com mais de 61 mil cirurgias e exames neste fim de semana

Profissionais de saúde se mobilizam em 188 hospitais (Foto: Agência Brasil) O Ministério da Saúde…

18 horas ago

Câmara vota criação de complexo turístico da Cascata e mais 12 projetos

Mesa Diretora do Legislativo mariliense; última sessão ordinária do ano terá 13 projetos na Ordem…

18 horas ago

Idosa de 74 anos perde R$ 116 mil em golpe e revela ‘estelionato emocional’

Uma idosa de 74 anos perdeu todas as “economias de uma vida”, estimadas em cerca…

18 horas ago

Hugo Motta defende servidora alvo da PF em investigação sobre emendas

Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Foto: Agência Brasil) O presidente da Câmara dos…

18 horas ago

Desigualdade social limita acesso à educação infantil no Brasil, aponta estudo

Cerca de 70% das crianças de baixa renda inscritas no CadÚnico estão fora da creche…

18 horas ago

Acesso às favelas de Marília tem 10% das vias restritas a pedestres e motos

Acesso é restrito em algumas comunidades da cidade (Foto: Marília Notícia) O Instituto Brasileiro de…

18 horas ago

This website uses cookies.