Marília

“Estou apto para votar e o seu voto em mim é válido”, provoca Daniel

Prefeito Daniel provocou seu principal rival nas redes sociais (Foto: Divulgação)

O prefeito de Marília e candidato à reeleição, Daniel Alonso (PSDB), usou as redes sociais para provocar o principal adversário, Abelardo Camarinha (Podemos), com um argumento que deu o tom nos últimos dias de campanha.

“Estou apto para votar, e o seu voto em mim é válido!”, postou Daniel. “Como pode uma pessoa impedida de votar ter moral para receber o voto de alguém?”, questionou em outra publicação.

Em decisão no começo desta semana o juiz da 70ª Zona Eleitoral (ZE) de Marília, Luís César Bertoncini, afirmou que Camarinha está com seus direitos políticos suspensos e não pode sequer votar.

“A princípio tal conclusão pode causar perplexidade. Como pode o cidadão que está com seus direitos políticos suspensos participar como candidato se nem mesmo pode votar?”, também questionou o juiz. Mas o próprio magistrado explicou a sua interpretação, ao permitir que Camarinha tenha o nome em urna e receba votos sub judice.

De acordo com o juiz, “se impedir desde já o direito do candidato participar das eleições (fazendo campanha e estando na urna eletrônica) e acaso venha a ser modificada pelas instâncias superiores uma decisão neste sentido (por apreciação errônea do documento que informa a suspensão dos direitos políticos, ou por já ter transcorrido o prazo de suspensão, por exemplo), restariam nulas as eleições, exatamente por ter impedido de participar do pleito pessoa que poderia participar (segundo decisão das instâncias superiores)”.

O indeferimento do registro de candidatura em primeira instância foi determinado pelo próprio Bertoncini e se baseou em decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que transitou em julgado em 2019.

A Corte de Contas Federal mandou Camarinha devolver R$ 333,5 mil que ele destinou ilegalmente de seu gabinete, quando deputado federal, para uma rádio de sua propriedade.

O político apresentou recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) pedindo a reforma da decisão da 70ª ZE, para que o registro da candidatura seja deferido. Se isso não acontecer nas instâncias superiores seus votos devem ser anulados.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

CEO da Rock World palestra em Marília sobre inovação e experiência do cliente

CEO da Rock World, Luís Justo, vai palestrar em Marília no próximo dia 12 (Foto:…

10 horas ago

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público Federal (MPF) assinaram acordo…

12 horas ago

SP: Defesa Civil emite alerta extremo de temporal no litoral de SP

As chuvas intensas que atingiram o litoral de São Paulo durante a madrugada e manhã…

12 horas ago

Fies 2026: inscrições para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira

Os estudantes que desejam concorrer a um financiamento das mensalidades do curso superior em uma…

12 horas ago

Prorrogação de contratos de temporários mira déficit de professores

Educação promoveu processo seletivo em janeiro para contratação de professores temporários (Foto: Rodrigo Viudes/Marília Notícia)…

14 horas ago

Lei reajusta salário de agentes que estão na linha de frente contra a dengue

Agentes estão na linha de frente do combate à dengue e outras doenças transmitidas por…

15 horas ago

This website uses cookies.