Marília

“Estou apto para votar e o seu voto em mim é válido”, provoca Daniel

Prefeito Daniel provocou seu principal rival nas redes sociais (Foto: Divulgação)

O prefeito de Marília e candidato à reeleição, Daniel Alonso (PSDB), usou as redes sociais para provocar o principal adversário, Abelardo Camarinha (Podemos), com um argumento que deu o tom nos últimos dias de campanha.

“Estou apto para votar, e o seu voto em mim é válido!”, postou Daniel. “Como pode uma pessoa impedida de votar ter moral para receber o voto de alguém?”, questionou em outra publicação.

Em decisão no começo desta semana o juiz da 70ª Zona Eleitoral (ZE) de Marília, Luís César Bertoncini, afirmou que Camarinha está com seus direitos políticos suspensos e não pode sequer votar.

“A princípio tal conclusão pode causar perplexidade. Como pode o cidadão que está com seus direitos políticos suspensos participar como candidato se nem mesmo pode votar?”, também questionou o juiz. Mas o próprio magistrado explicou a sua interpretação, ao permitir que Camarinha tenha o nome em urna e receba votos sub judice.

De acordo com o juiz, “se impedir desde já o direito do candidato participar das eleições (fazendo campanha e estando na urna eletrônica) e acaso venha a ser modificada pelas instâncias superiores uma decisão neste sentido (por apreciação errônea do documento que informa a suspensão dos direitos políticos, ou por já ter transcorrido o prazo de suspensão, por exemplo), restariam nulas as eleições, exatamente por ter impedido de participar do pleito pessoa que poderia participar (segundo decisão das instâncias superiores)”.

O indeferimento do registro de candidatura em primeira instância foi determinado pelo próprio Bertoncini e se baseou em decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que transitou em julgado em 2019.

A Corte de Contas Federal mandou Camarinha devolver R$ 333,5 mil que ele destinou ilegalmente de seu gabinete, quando deputado federal, para uma rádio de sua propriedade.

O político apresentou recurso ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) pedindo a reforma da decisão da 70ª ZE, para que o registro da candidatura seja deferido. Se isso não acontecer nas instâncias superiores seus votos devem ser anulados.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

8 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

13 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

17 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

17 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

17 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

17 horas ago

This website uses cookies.