A Federação PT/PCdoB/PV atualmente conta com dois pré-candidatos ao cargo de prefeito de Marília: Juvenal Aguiar (PT) e Flávio Rino, o Vico (PV). E com a aproximação da corrida eleitoral, o grupo sonha e já articula a vinda do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ou do seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), a Marília. O intuito é fortalecer a esquerda na cidade, com a união dos partidos de mesmo viés ideológico.
De acordo com o pré-candidato pelo Partido dos Trabalhadores, conhecido como Professor Juvenal, o planejamento do PT é formar uma candidatura única da esquerda, com o apoio do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Partido Socialismo e Liberdade (Psol).
“Através do irmão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli, nosso companheiro José Luiz Toffoli, ex-vereador, estamos articulando a vinda do presidente Lula para fortalecer nossa campanha em Marília. Se não for possível, pode vir o Alckmin. Vamos tratar o assunto [ainda] com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha”, informa.
Sobre as duas pré-candidaturas dentro da federação, Juvenal disse haverá diálogo com o grupo e antes da convenção partidária o nome principal para prefeito será definido. “Nossa intenção é discutir as condições de recursos para uma campanha para prefeito e qual nome tem mais chances. Se eu tiver 20% dos recursos que o Daniel Alonso teve em 2020 para fazer campanha, nossa federação ganha as eleições”, afirma.
Já o advogado e delegado aposentado Flávio José Rino Guimarães argumenta que os partidos de esquerda vão trabalhar juntos para traçar o melhor plano para Marília. “A escolha do nome está sendo discutida internamente. Não tenho essa vaidade de ser eu, apenas quero contribuir para um plano de governo voltado para a modernização da cidade, resolvendo questões sociais, dos moradores de rua, do trânsito e do transporte coletivo super lotado que chega a ser humilhante para o trabalhador e estudante”, destaca.
Para Rino, mesmo com a maioria dos votos nos candidatos de direita nas eleições de 2022, o pleito municipal de 2024 pode ser decidido através de propostas.
“Não vamos construir uma candidatura aventureira e sim de propostas, com uma visão humana. O que fizeram com o Instituto de Previdência do Município de Marília (Ipremm) é criminoso. Nosso grupo terá o apoio do ex-vereador Ari Rezende, que voltou para o PV e vai nos ajudar com sua experiência. Ele é uma pessoa ética, inteligente e nos motiva na política. Teremos também uma chapa forte de candidatos a vereador”, completa.
FORMAÇÃO
Ao mesmo tempo que articulações são feitas, a vereadora de Catanduva, Taise Braz (PT), ministrou no fim de semana, na sala Nasib Cury da Câmara de Marília, um curso de formação política para os pré-candidatos ao Legislativo e Executivo. O evento foi organizado pelo diretório local do PT.
Um dos participantes foi o professor Emerson Silva. O docente conta que cerca de 20 pré-candidatos a vereador pelo partido estiveram reunidos. “Foi produtivo o diálogo, pois pude realmente perceber que é possível fazer um trabalho muito importante para a população da cidade por meio de um mandato participativo, ouvindo as demandas da população e levando à Câmara essa discussão”, comenta.
Para Emerson, o Legislativo precisa atender o interesse da população. “Temos que atuar de uma forma que não seja baseada num assistencialismo barato que acaba desvirtuando o real papel de um vereador, que é fiscalizar o Executivo e propor ações que possam melhorar o atendimento público em todas as áreas”, conclui Emerson, que pretende pleitear uma cadeira na Câmara.
Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.