Tecnologia

Esquema de resenhas falsas na Amazon é descoberto

Um esquema de falsas resenhas na Amazon foi revelado na quinta-feira, 6, pelo site Safety Detectives, especializado em segurança digital. Segundo o site, cerca de 200 mil pessoas trocavam resenham positivas por produtos gratuitos – a descoberta foi feita após um vazamento de dados, ocorrido entre 1.º e 6 de março deste ano.

As informações expostas foram tiradas de um servidor Elasticsearch, que funciona como mecanismo de análise de dados, e revelam mensagens entre vendedores da varejista e falsos clientes que publicavam resenhas favoráveis de produtos. Esses ‘clientes’ posteriormente recebiam esses produtos gratuitamente, além da possibilidade de receberem depósitos no valor produto resenha e de cupons na plataforma de e-commerce. O Safety Detectives não deixa claro quem é o dono dessa base de informações.

Entre os dados vazados, tanto de vendedores quanto dos falsos clientes, estão contas de e-mail, números de WhatsApp e Telegram e contas do PayPal, plataforma de carteira digital.

Nesse esquema, vendedores procuram resenhistas falsos e enviam uma lista de produtos que devem ser ‘comprados’ e ‘avaliados’ com cinco estrelas, a nota máxima. Feita a avaliação, um depósito em PayPal é realizado para restituir o valor da compra, mantendo os produtos de graça como forma de pagamento.

Essa não seria a primeira vez que resenhas falsas aparecem em plataformas de varejo online. Análise feita pelo jornal americano The Washington Post em 2018 aponta que algumas categorias de produtos da Amazon, como caixas de som e fones de ouvido Bluetooth, pareciam ser de resenhas compradas. Estudo da Organização de Consumidores e Usuários (OCU) de 2019 indica que 8,4% dos produtos da Amazon tinham “pontuação afetada por opiniões interessadas”.

O Safety Detectives ressalta que, ao que tudo indica, esses vendedores e resenhistas tentavam fugir dos algoritmos da Amazon, fazendo com que as publicações não fossem censuradas pela gigante do varejo.

Agência Estado

Recent Posts

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz

“Está prevalecendo a lei do mais forte, a carta da ONU está sendo rasgada e,…

4 horas ago

Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

A agência, a empresa JJ-Comercial de Alimentos, que aparece no rótulo do produto como sua…

4 horas ago

Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo

Governo de SP aposta em aplicativo para fortalecer combate à violência contra mulheres (Foto: Divulgação)…

4 horas ago

Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Família Dias Toffoli; irmãos receberam o primeiro nome de José e as filhas, Maria (Foto:…

5 horas ago

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico

Dois homens foram presos em flagrante na noite desta sexta-feira (23) durante uma ocorrência de…

5 horas ago

Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília

Sino furtado foi recuperado após intervenção da comunidade (Foto: Divulgação) Dois homens foram presos em…

5 horas ago

This website uses cookies.