+ Notícias

Espetáculo Okama estreia em Marília com reflexão sobre memória e identidade

Apresentação é gratuita e integra a circulação do projeto por cidades do Estado (Foto: Nadja Kouchi)

O espetáculo Okama, solo do ator e performer Gabriel Saito, estreia em Marília no próximo dia 7 de fevereiro, às 20h, no Teatro Municipal Waldir Silveira Mello. A apresentação é gratuita e integra a circulação do projeto por cidades do Estado de São Paulo com forte presença da imigração japonesa, segundo a produção.

Com direção de Miwa Yanagizawa, a peça aborda a história da imigração japonesa no Brasil a partir da vivência de Gabriel Saito como artista nipo-brasileiro e homem gay. A obra mistura memória, ficção e fabulação para tratar de temas como identidade, pertencimento, luto, migração e apagamento, de acordo com os realizadores.

O título do espetáculo faz referência ao termo japonês okama, tradicionalmente usado de forma pejorativa para se referir a homens homossexuais. Na montagem, o termo é ressignificado como ponto de partida para refletir sobre violências históricas e afetivas sofridas por corpos racializados e dissidentes, segundo o artista.

A encenação utiliza elementos simbólicos da cultura nipônica e referências do teatro e da dança Kabuki. As coreografias apresentadas em cena são assinadas pela diretora de Teatro Kabuki Fujima Yoshikoto, de 83 anos. A narrativa também revisita a história familiar do ator, com destaque para as relações com a avó e a bisavó maternas, ligadas ao processo migratório japonês no Brasil.

“A relação com a memória é uma das grandes potências no projeto. O Brasil é um país com medo da memória”, afirma Gabriel Saito. “Okama celebra, de maneira transgressora, a herança cultural nipo-brasileira e racializa o discurso da cena com afeto e coragem”.

Além do espetáculo, Marília recebe no dia 8 de fevereiro, das 10h às 18h, a oficina Memória e Fabulação, também gratuita. A atividade será conduzida por Gabriel Saito e Miwa Yanagizawa e propõe uma imersão de seis horas em processos criativos a partir da memória pessoal, segundo a organização. Serão oferecidas 15 vagas, com ajuda de custo de R$ 60 para os participantes, mediante inscrição prévia on-line.

O projeto Okama foi contemplado pelo edital fomento CultSP PNAB nº 27/2024 – Difusão e Circulação de Projetos Artístico-Culturais. A circulação inclui apresentações em Araçatuba, Bauru, Lins, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Registro, Santos e São Carlos, conforme informado pela produção.

Marília Notícia

Recent Posts

Vacinação antirrábica abre calendário de 2026 neste sábado na zona leste

Serão aplicadas 400 doses de vacina por ordem de chegada (Foto: Divulgação) A primeira ação…

1 hora ago

Marília discute parceria com confederação para implantar beisebol nas escolas

Proposta foi apresentada em reunião no Paço Municipal (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília iniciou…

1 hora ago

Justiça autoriza Prefeitura a pagar verbas rescisórias de terceirizados

Trabalhadores protestaram na frente da Prefeitura (Foto: Ramon Franco/Marília Notícia) A Vara da Fazenda Pública…

12 horas ago

Trabalho escravo urbano supera meio rural e atinge 2,7 mil pessoas em 2025

Construção civil lidera resgates de trabalho análogo à escravidão em 2025 (Foto: Agência Brasil) As…

16 horas ago

Calor extremo: 3,8 bilhões de pessoas serão atingidas até 2050, diz estudo

Nações muito populosas como Índia, Nigéria, Indonésia, Bangladesh, Paquistão e Filipinas também sentirão fortemente os…

16 horas ago

Câmara: MP que cria Gás do Povo está na pauta no retorno aos trabalhos

Hugo Motta anuncia prioridades para a primeira semana de trabalhos (Foto: Agência Brasil) O Congresso…

16 horas ago

This website uses cookies.