O espetáculo Okama, solo do ator e performer Gabriel Saito, estreia em Marília no próximo dia 7 de fevereiro, às 20h, no Teatro Municipal Waldir Silveira Mello. A apresentação é gratuita e integra a circulação do projeto por cidades do Estado de São Paulo com forte presença da imigração japonesa, segundo a produção.
Com direção de Miwa Yanagizawa, a peça aborda a história da imigração japonesa no Brasil a partir da vivência de Gabriel Saito como artista nipo-brasileiro e homem gay. A obra mistura memória, ficção e fabulação para tratar de temas como identidade, pertencimento, luto, migração e apagamento, de acordo com os realizadores.
O título do espetáculo faz referência ao termo japonês okama, tradicionalmente usado de forma pejorativa para se referir a homens homossexuais. Na montagem, o termo é ressignificado como ponto de partida para refletir sobre violências históricas e afetivas sofridas por corpos racializados e dissidentes, segundo o artista.
A encenação utiliza elementos simbólicos da cultura nipônica e referências do teatro e da dança Kabuki. As coreografias apresentadas em cena são assinadas pela diretora de Teatro Kabuki Fujima Yoshikoto, de 83 anos. A narrativa também revisita a história familiar do ator, com destaque para as relações com a avó e a bisavó maternas, ligadas ao processo migratório japonês no Brasil.
“A relação com a memória é uma das grandes potências no projeto. O Brasil é um país com medo da memória”, afirma Gabriel Saito. “Okama celebra, de maneira transgressora, a herança cultural nipo-brasileira e racializa o discurso da cena com afeto e coragem”.
Além do espetáculo, Marília recebe no dia 8 de fevereiro, das 10h às 18h, a oficina Memória e Fabulação, também gratuita. A atividade será conduzida por Gabriel Saito e Miwa Yanagizawa e propõe uma imersão de seis horas em processos criativos a partir da memória pessoal, segundo a organização. Serão oferecidas 15 vagas, com ajuda de custo de R$ 60 para os participantes, mediante inscrição prévia on-line.
O projeto Okama foi contemplado pelo edital fomento CultSP PNAB nº 27/2024 – Difusão e Circulação de Projetos Artístico-Culturais. A circulação inclui apresentações em Araçatuba, Bauru, Lins, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Registro, Santos e São Carlos, conforme informado pela produção.
Serão aplicadas 400 doses de vacina por ordem de chegada (Foto: Divulgação) A primeira ação…
Proposta foi apresentada em reunião no Paço Municipal (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília iniciou…
Trabalhadores protestaram na frente da Prefeitura (Foto: Ramon Franco/Marília Notícia) A Vara da Fazenda Pública…
Construção civil lidera resgates de trabalho análogo à escravidão em 2025 (Foto: Agência Brasil) As…
Nações muito populosas como Índia, Nigéria, Indonésia, Bangladesh, Paquistão e Filipinas também sentirão fortemente os…
Hugo Motta anuncia prioridades para a primeira semana de trabalhos (Foto: Agência Brasil) O Congresso…
This website uses cookies.