Marília

Esgoto tratado sobe de 11,3% para 57,65% em um ano

O Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS) atualizou recentemente os dados sobre os municípios brasileiros referentes ao ano de 2020, e os números oficiais mostram que, em um período de um ano, Marília aumentou de 11,3% para 57,65% o nível de tratamento de esgoto, com base na água consumida na cidade.

Em relação ao esgoto coletado, a cidade alcançou 64,81% de tratamento no ano retrasado. Segundo o SNIS, cerca de 88,95% do esgoto produzido na cidade é coletado.

Atualmente, a Prefeitura investe em ligações para levar o restante dos dejetos até as unidades de tratamento.

Os números referentes a 2021 só devem ser publicados no fim deste ano e, provavelmente, devem registrar mais um importante avanço.

Antes do atual governo, mais de 99% do esgoto produzido na cidade ia para os mananciais in natura – ou seja, sem qualquer tipo de tratamento, provocando diversos danos ambientais e sociais.

A terceira e última Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Marília, da bacia do Palmital, foi concluída no fim de 2020 e então entrou em fase de testes. Antes, foram entregues as estações do Pombo e do Barbosa.

Com a operacionalização das ETEs e o fim dos períodos de testes, a Prefeitura de Marília hoje garante que 100% do esgoto coletado já é tratado. Essa informação deve ser confirmada na próxima atualização dos dados SNIS.

Entretanto, ainda existem desafios a serem superados. Recentemente, o furto de fiação de uma unidade de tratamento localizada na zona Norte fez com que o esgoto voltasse a ser despejado diretamente na natureza, o que expõe fragilidades na operação. Cerca de um mês depois do crime, a situação ainda não havia sido normalizada.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

MAC empata com o Bandeirante no Abreuzão e se complica na Copa Paulista

Disputa de bola entre MAC e Bandeirante (Foto: Divulgação/Matheus Dahsan) O Marília Atlético Clube (MAC)…

3 horas ago

Rogerinho destaca articulação de R$ 30 milhões em recursos para Marília e região

Rogerinho ao lado do deputado federal Maurício Neves (Foto: Divulgação) O vice-prefeito de Marília e…

11 horas ago

Mulher fica ferida após ataque de pitbull que escapou de residência em Marília

Uma jovem de 20 anos ficou ferida após ser atacada por um cão da raça…

12 horas ago

Operação da PF de Marília mira grupo suspeito de adulterar e revender veículos furtados

A Polícia Federal (PF) de Marília deflagrou a Operação Pátio Oculto na manhã desta terça-feira…

12 horas ago

Operação Game Over prende nove e bloqueia R$ 6 milhões em Lins

Dinheiro apreendido pela Polícia Civil em Lins (Foto: Divulgação/Polícia Civil) Uma grande operação da Polícia…

12 horas ago

This website uses cookies.