Escopião que teria sido encontrado por funcionários do Hospital das Clínicas de Marília (Foto: Divulgação)
Os acidentes com escorpiões puxaram uma alta expressiva nos agravos de notificação compulsória registrados em Marília nas primeiras 15 semanas epidemiológicas de 2025. O número de ocorrências com animais peçonhentos — que inclui também aranhas, serpentes e outros — passou de 85 para 128 casos em relação ao mesmo período de 2024, um aumento de 50,59%.
O destaque fica para os acidentes com escorpiões, que passaram de 55 para 87 casos, representando alta de 58,18%. Também cresceram os registros envolvendo aranhas (de 12 para 18, +50%) e outros animais peçonhentos (de 14 para 22, +57,14%). Já os acidentes com serpentes caíram de quatro para um caso (-75%).
Além dos acidentes, outros agravos também apresentaram crescimento relevante, como a sífilis congênita, que aumentou 133,33%, saltando de seis para 14 casos, e a sífilis em gestantes, com alta de 64,29% (de 14 para 23 casos). A tuberculose teve crescimento de 17,65% (de 17 para 20), enquanto os registros de hepatites virais dobraram de um para dois casos.
Também entraram no radar da Vigilância casos de lesões por esforços repetitivos ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, com 24 confirmações — nenhum caso havia sido registrado no mesmo período do ano passado. Os transtornos mentais relacionados ao trabalho subiram de dois para três casos (+50%).
Em contrapartida, alguns agravos apresentaram redução. Os atendimentos antirrábicos caíram 54,68%, passando de 139 para 63 casos. Já os casos de Aids em adultos caíram dois terços, de seis para dois. A meningite também teve leve queda, com sete registros frente a 10 no ano anterior (-30%).
O levantamento da Secretaria Municipal da Saúde reforça a necessidade de atenção contínua da rede de atenção básica, principalmente no atendimento rápido a casos suspeitos, notificação adequada e ações preventivas — como orientações à população e controle de áreas de risco, especialmente quando se trata de animais peçonhentos.
Os resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025 e da 1ª…
As retiradas em contas de poupança ao longo de novembro de 2025 superaram em R$…
Para 3,1 milhões de moradores de favelas brasileiras, a chegada de uma ambulância na porta…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…
This website uses cookies.