Marília

Enem tem 6.068 candidatos e proibição de barracas

 

Os 6.068 estudantes inscritos em Marília para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 17 e 24 deste mês, terão que se adaptar às regras de distanciamento social.

Nesta segunda-feira (11), a Prefeitura de Marília informou que as escolas – que normalmente aproveitam a oportunidade para divulgar serviços – não poderão montar as tradicionais tendas, perto dos locais de prova.

O objetivo é evitar a aglomeração. “O setor de Fiscalização de Posturas juntamente com a Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb) e Vigilância Sanitária enviaram uma notificação oficial às escolas para que as mesmas cumpram as determinações”, diz nota.

Para os alunos, muitas adaptações. A ocupação será de 50% da capacidade máxima de cada sala. Todos os alunos devem usar máscara, cobrindo a boca e o nariz. Antes da entrada, higienização das mãos com álcool em gel fornecido no local.

Idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias ou que afetam a imunidade, já identificadas com base nas inscrições, terão salas diferenciadas. A ocupação será de até 25% da capacidade máxima.

Além da redução de pessoas por ambiente, uma sala de até 12 pessoas será destinada aos participantes que, segundo critérios do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), são mais vulneráveis à Covid-19.

Quem tiver com sintomas da doença ou outras patologias infectocontagiosas previstas nos editais, não devem comparecer aos locais de prova no dia da aplicação. Nesses casos, a situação deve ser comunicada e comprovada, na página do estudante na internet.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Exame, vai avaliar a possibilidade de reaplicação para os alunos que comprovarem enfermidade.

Os portões serão abertos às 11h30 (horário de Brasília), 30 minutos antes do previsto nos editais. Os alunos devem consultar, no site do Enem, os locais para a realização das provas, que em Marília ocupam – prioritariamente – instalações no Campus Universitário.

Enem digital e seriado

Nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro serão aplicadas as provas da versão digital do Enem, mas a novidade só chegará a 14 capitais, nesta versão 2020 – adiada para janeiro de 2021.

A expectativa é que até 2026, a prova passe a ser feita totalmente digital.

Nesta segunda-feira (11) outra novidade foi a divulgação das regras para o Enem Seriado, no qual o aluno passará a ser avaliado a cada ano. Assim, no final do ciclo do Ensino Médio, terá como nota a média dos três anos.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Prefeitura propõe projeto que prevê complexo turístico na represa Cascata em Marília

Represa Cascata pode ter complexo voltado ao turismo (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Marília encaminhou…

20 minutos ago

Sobrado é parcialmente interditado após desabamento no bairro Cascata

Sobrado desabou na parte dos fundos (Foto: Divulgação) A forte chuva que atingiu Marília nas…

32 minutos ago

Polícia faz ação em São Paulo contra agressores sexuais de crianças

A Polícia Civil de São Paulo está nas ruas na manhã desta quarta-feira (10) numa…

3 horas ago

Número de nascimentos cai 5,8% em 2024; sexto recuo consecutivo

O Brasil teve pouco mais de 2,38 milhões de nascimentos em 2024. Esse número representa…

3 horas ago

Inflação que reajusta o salário mínimo fecha em 4,18%, apontam dados do IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) - indicador utilizado no cálculo do reajuste…

3 horas ago

Ruptura de adutora pode afetar abastecimento na zona leste de Marília

Máquinas estão trabalhando no local para resolver rompimento de adutora (Foto: Divulgação) As fortes chuvas…

4 horas ago

This website uses cookies.