O aposentado Pedro Gomes chegou a ter mais da metade de sua renda comprometida, mas conseguiu renegociar dívida no Procon (Foto: Marcelo Moriyama)
Aposentado Pedro Gomes chegou a ter mais da metade da renda comprometida, mas conseguiu renegociar dívida no Procon (Foto: Marcelo Moriyama/Marília Notícia)
Alta inflação e menos dinheiro no bolso do mariliense têm refletido diretamente no número de atendimento do Programa de Apoio ao Superendividado (PAS), da agência local do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor). Unidade tem recebido cada vez mais consumidores atrás de negociação das dívidas.
O programa criado em 2020 já tirou 481 consumidores da condição de superendividamento. Somente nos últimos 30 dias, 46 marilienses se inscreveram no programa para tentar sair da inadimplência crescente.
O economista e professor Eduardo Rino alerta para o endividamento das famílias, em decorrência da impossibilidade de um planejamento adequado dos gastos mensais.
O resultado disso é o que foi apontado no começo de maio por uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que aponta que três em cada dez famílias brasileiras possuem dívidas no Brasil.
“O Brasil é considerado o país que tem a população que menos investe em poupança, um reflexo de que não sabe lidar com os recebimentos e pagamentos, pois deixar uma reserva para emergência é a principal regra para não se endividar”, afirma o economista.
Economista Eduardo Rino diz que o brasileiro não sabe lidar com o dinheiro (Foto: Divulgação)
O percentual de endividados bateu um novo recorde em abril deste ano, ao atingir 28,6% do total das famílias brasileiras. O índice é 0,8% maior do que o registrado em março e 4,3% a mais do que abril do ano passado. A piora foi intensificada nos últimos três meses.
A agência do Procon de Marília oferece um serviço de apoio para quem já atingiu o estágio irreversível do superendividamento.
“Endividados somos todos nós que pagamos débitos parcelados, mas que ainda temos um débito menor do que o crédito ou ganho mensal que temos. Superendividado é aquele que a dívida já supera os ganhos ou compromete a renda ao ponto de inviabilizar a subsistência. O Procon oferece apoio a esse superendividado, mas ele precisa nos procurar antes que o endividamento atinja seu grau máximo, que é a perda de renda, o desemprego ou a incapacidade total de quitar o que deve”, explica o diretor do Procon, Guilherme Moraes.
Segundo o dirigente, o Procon intermedia a renegociação da dívida, negociando o reparcelamento e até recomposição de valores cobrados, para pôr fim à dívida de forma parcelada, dentro do orçamento disponível pelo devedor, de forma lenta e gradativa.
Diretor do Procon, Guilherme Moraes, ressalta que programa de apoio ao superendividado é alternativa (Foto: Marcelo Moriyama/Marília Notícia)
É o caso do vigia aposentado Pedro Gomes. Há seis meses, ele se inscreveu no PAS do Procon porque recebia R$ 1.200 de pensão e lhe sobrava apenas R$ 400 de renda. O resto do benefício estava comprometido com financiamentos e prestações.
Sem poder de compra para comida e moradia, Gomes conseguiu renegociar todas as dívidas, aprendeu a não mais pegar empréstimos consignados sem necessidade e já possui de volta toda a renda da aposentadoria. “Reaprendi a usar meu dinheiro com o Procon”, conta.
O economista Eduardo Rino explica que o endividamento é um reflexo da falta de planejamento. “O Brasil não oferece educação financeira nas escolas, para compreensão sobre como gastar e utilizar seu dinheiro de forma correta. As empresas não ensinam seus funcionários a fazer planejamento econômico do salário e, quando vem a crise – uma mudança de cenário econômico -, muitos são atingidos”, afirma.
A reserva de 30% a 35% da renda para emergências futuras é a única alternativa para se enfrentar com menos sofrimentos os períodos de uma recolocação no trabalho, uma quitação de um débito. Mas, principalmente no controle do que se ganha e do que se gasta, identificando mês a mês tudo o que “entra e sai”, é que a família garante as contas no azul.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.