Marília

Empresário posta cartão de vacina, constrange HC e gera investigação

Cartão de vacina publicado em rede social; empresário diz que foi ‘brincadeira’, mas MP irá investigar (Foto: Divulgação)

A postagem de um empresário de Marília em uma rede social, indicando que teria sido imunizado contra o coronavírus no Hospital das Clínicas (HC) na última sexta-feira (22), vai ser alvo de investigação pelo Ministério Público de Marília.

O post, feito na manhã desta segunda-feira (25), teria ficado poucos minutos no ar. Foi tempo suficiente para ser printado e compartilhado por outros usuários nas redes sociais. Ainda não é possível determinar, para efeito legal, a autenticidade ou manipulação da imagem do cartão de vacina.

O empresário teria exibido o cartão de vacinação com informações de seu nome, a instituição responsável pela vacinação, a data de aplicação do imunizante e outros dados dados referente ao lote do produto.

É possível ver ainda a data do agendamento para a indicação da segunda dose, que deveria ser aplicada no próximo dia 12 de fevereiro, 21 dias após a primeira aplicação.

A imagem do suposto cartão de vacinação foi encaminhada para o Ministério Público, que já havia recebido denúncia e aberto procedimento para apurar o cumprimento do protocolo do Ministério da Saúde, em relação às prioridades, para evitar “fura-filas” na campanha.

O promotor Isauro Pigozzi Filho informou ao site que vai analisar o material recebido e, se necessário haverá instauração de inquérito civil.

Na semana passada o Marília Notícia revelou em primeira mão que a superintendência do Hospital das Clínicas emitiu um documento interno, alertando diversos setores para o cumprimento do cronograma.

“Agradecemos a compreensão de todos e lamentamos o transtorno ocorrido, causado pelo não cumprimento do cronograma por nossos funcionários. Salientamos que já estão sendo realizadas as medidas administrativas necessárias”, escreveu Paloma.

Não havia, entretanto, informações sobre a aplicação da vacina em pessoas que sequer trabalham no hospital.

Nesta segunda-feira (25), após o caso do empresário que postou suposto cartão de vacinação, a instituição emitiu nota similar, sem entrar em detalhes do novo caso.

“O HCFamema informa que está seguindo o Plano de Imunização Covid-19, conforme disposto no Programa Estadual de Imunização e no Plano Nacional de Imunização e que o seu não cumprimento será apurado e realizada todas as medidas cabíveis caso haja comprovação”.

A nota segue. “Reiteramos que todos os profissionais e inclusive estudantes serão vacinados, de acordo com a disponibilidade da vacina, e obedecendo nosso Plano de Imunização”.

Outro lado

Procurado pelo MN, o empresário disse que a postagem foi “uma brincadeira entre amigos” e que o post ficou “entre 2 a 3 minutos no ar”.

“Eu ia postar nos ‘amigos próximos’ do Instagram e acabei postando errado. Mas foi uma edição e meu nome nem está correto. Cor da caneta e letra, bem diferentes do restante. Foi uma montagem”, garantiu.

Questionado se a ‘brincadeira’ poderia prejudicá-lo ou prejudicar o programa de imunização da instituição, de alguma forma, o empresário respondeu: “De maneira alguma quero colocar em cheque o HC, que sempre fez trabalho sério por Marília, muito menos a enfermeira”.

Por fim, o internauta se retratou: “E quero pedir desculpas por ter postado errado”.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Homem acusa a companheira de trocar fotos íntimas, arremessa copo e acaba preso

Um homem de 24 anos foi preso em flagrante na noite desta segunda-feira (2), acusado…

13 minutos ago

Marília fecha 2025 com mais de 71,4 mil postos de trabalho formal

Marília fecha 2025 com saldo positivo na geração de empregos com carteira assinada (Foto: Reprodução)…

39 minutos ago

Pedestres acionam a PM e salvam professora de agressões em via pública

A atitude de pessoas que estavam na avenida João Ramalho, na zona sul, e testemunharam…

1 hora ago

Deputados acompanham andamento de obra da ciclovia de Avencas

Obra foi conquistada com articulação junto ao governo estadual (Foto: Divulgação) A deputada estadual Dani…

3 horas ago

Ação sobre prédios interditados da CDHU entra na reta final após quase oito anos

Interdição dos blocos e desocupação aconteceu em 2024 (Foto: Marília Notícia) A Vara da Fazenda…

5 horas ago

Secretaria abre inscrições para Copa Tupã de Futsal 2026 com 16 equipes

A Secretaria Municipal de Esportes de Tupã abriu nesta segunda-feira (2) as inscrições para a…

6 horas ago

This website uses cookies.