Marília

Saldo de empregos formais acumula mais de mil vagas no ano

Nível de emprego (Imagem: Ministério da Economia)

Pelo quarto mês consecutivo a geração de empregos em Marília apresentou saldo positivo, com leve melhora em abril sobre março.

A cidade gerou 154 novas vagas, o que representa uma alta de 569,5% com relação ao mês anterior. Contudo, o incremento sobre o estoque dos postos de trabalho com carteira assinada no município foi de apenas 0,23%.

Os dados são do Ministério da Economia, publicados nesta quarta-feira (26), com informações colhidas no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

O resultado em Marília foi um pouco melhor que março, quando foram criadas apenas 23 novas vagas – 0,03% sobre o estoque.

O número apurado pelo Caged corresponde ao total de contratações ocorridas no mês, subtraídas as demissões que aconteceram no mesmo período. O saldo que é divulgado representa avanço ou retrocesso no total de vínculos formais.

Em abril, as empresas de Marília contrataram 2.271 trabalhadores e demitiram 2.117. O comércio encolheu e fechou 79 postos de trabalho; a construção civil demitiu 17 a mais que contratou; a agropecuária gerou somente um vínculo formal.

Só ficaram no azul a indústria, que abriu 67 vagas, e o setor de serviços, responsável pela abertura de 182 novos postos de trabalho.

QUADRIMESTRE AZUL

No ano, o saldo de Marília é positivo. Segundo dados do Caged, o primeiro quadrimestre acumulou 1.086 novos postos de trabalho. De janeiro a abril foram assinados 10.202 novos contratos e 9.116 rescisões.

No detalhamento por setor, só o comércio fica no “vermelho”, com 238 vagas perdidas. A indústria avançou com 258 postos e o setor de construção com 149 novos contratos.

O segmento de serviços respondeu por grande parte das oportunidades deste ano, com 911 novos vínculos formais. Já a agropecuária abriu seis vagas em três meses.

MAIS DADOS

No Estado, em abril também houve crescimento – embora tímido – com incremento de 0,24% nas vagas. As empresas contrataram 458.671 trabalhadores e demitiram 428.497, gerando um saldo positivo de 30.174 vagas a mais.

O desempenho nacional em abril foi ligeiramente maior, com 0,30% de avanço. O saldo nacional do mês foi de 120.935 carteiras assinadas a mais em abril. As empresas brasileiras têm, segundo dados do Caged, 40,3 milhões de pessoas com vínculo formal, quase metade (18 milhões) está nos setor de serviços.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Polícia identifica vítima de atropelamento na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima foi arremessada para a pista do sentido contrário e teve a morte confirmada no…

12 horas ago

Marília reestrutura Serviço de Inspeção Municipal e reforça controle de alimentos em 2025

O SIM de Marília está reestruturado, fiscalizando toda a cadeia de produção animal. Segurança alimentar…

17 horas ago

Danilo da Saúde destaca que reforma da USF Parque dos Ipês garante cuidado mais eficiente

A 11ª obra entregue na Saúde, a USF Parque dos Ipês, foi totalmente reformada após…

17 horas ago

Governo atualiza regras do BPC e reforça exigência de revisão cadastral em 2025

Beneficiários devem manter cadastro atualizado e seguir notificações do INSS para evitar bloqueios (Foto: Divulgação)…

17 horas ago

Copa de 2026 tem grupos definidos e Brasil estreia em 13 de junho contra o Haiti

Definidos os grupos da Copa do Mundo 2026 nos EUA, México e Canadá. O torneio…

17 horas ago

Nebulização com larvicida reforça ações de combate ao aedes em Pompeia

Pompeia intensifica o combate ao Aedes aegypti (Foto: Divulgação) A Prefeitura de Pompeia iniciou a…

17 horas ago

This website uses cookies.