Grupo foi recebido pela primeira-dama do município, Selma Regina Mazuqueli Alonso. (Foto: Júlio César de Carlis)
Recepção na tarde desta segunda-feira (20), no gabinete do prefeito Daniel Alonso, marcou encontro entre famílias doadoras e receptoras de leite humano. Histórias de vida e lições de solidariedade, mamães e papais emocionados, junto com seus bebês, promovem a sensibilização da sociedade para uma causa que salva centenas de vidas em Marília, todos os anos.
A iniciativa do encontro foi do BLH (Banco de Leite Humano) de Marília para marcar a Semana da Doação de Leite. A data nacional é celebrada em 19 de maio.
(Foto: Júlio César de Carlis)
O grupo foi recebido pela presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama do município, Selma Regina Mazuqueli Alonso, no ato, acompanhada do presidente da Câmara Municipal, Marcos Rezende.
A Saúde foi representada pela coordenadora administrativa da Secretaria Municipal da Saúde, Ednalva Nascimento, e pela supervisora do Banco de Leite Humano de Marília, enfermeira Sandra Domingues. O médico ginecologista e obstetra Jayro Domingues também prestigiou a reunião.
(Foto: Júlio César de Carlis)
SENSIBILIDADE
Sandra preparou um encontro entre mães doadoras e famílias beneficiadas, que utilizaram os serviços do Banco de Leite no momento de maior fragilidade e temor. Foi o caso de Fagner Paes e Sueli Rodrigues Paes, pais dos gêmeos João Victor e Rafaela.
A mãe teve uma hemorragia inesperada após o parto e foi parar na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), com a vida seriamente ameaçada. Sem poder amamentar, os bebês dependeram das doações que vieram de mães como Camila, Regiane, Vanda, Ana Carolina, entre outras, que foram homenageadas.
(Foto: Júlio César de Carlis)
“Nossa gratidão a estas mães, que não repartiram apenas o leite que puderam durante a fase de amamentação de seus filhos, mas repartiram vida, permitiram que nossos filhos pudessem estar aqui hoje”, disse Fagner, emocionado.
A visita contou ainda com a presença de representantes dos “empretecos”, do Sebrae, que compõem um grupo de empresários participantes do Programa Empretec. Entre as práticas que eles mantêm, está a intervenção social para que seus negócios façam do mundo um lugar socialmente mais equilibrado.
(Foto: Júlio César de Carlis)
O grupo promove uma série de ações, neste mês, em apoio ao Banco de Leite, incluindo arrecadação de materiais, melhorias nas instalações do local e divulgação do tema da doação de leite materno.
A primeira-dama do município, Selma Regina Alonso, lembrou a importância da causa e o poder dos gestos de amamentação e doação de leite humano. Ela lembrou que teve o privilégio de amamentar três filhos.
(Foto: Júlio César de Carlis)
“São duas manifestações de amor, de cuidado, de afeto e de compromisso com a vida. Estamos emocionados em receber vocês (voluntários e famílias) aqui no gabinete da Prefeitura Municipal, um espaço que pertence ao povo de Marília”, destacou Regina.
PIONEIRISMO
O Banco de Leite Humano de Marília figura hoje entre 225 no Brasil e 57 no Estado de São Paulo. Porém, há 35 anos, o serviço foi pioneiro na cidade juntamente com outros 11, instalados na mesma época. Atualmente, o BHL local conta com dez postos de coleta em municípios vizinhos.
(Foto: Júlio César de Carlis)
Somente este ano, já foram coletados, examinados, classificados, pasteurizados e distribuídos cerca de 400 litros de leite. Em 2018, foram 800 litros. O volume por doadora varia: algumas voluntárias chegam a contribuir com até três litros por semana.
Conforme dados dos hospitais de Marília, a média de bebês internados em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), por nascimento prematuro e outras complicações de saúde, varia entre 20 e 30 pequenos pacientes, simultaneamente.
(Foto: Júlio César de Carlis)
Atualmente 59 voluntárias estão cadastradas e colaboram, em média, com 70 litros por mês. O ideal, segundo a supervisora do Banco de Leite, seria de 120 doadoras.
SERVIÇO
O BLH tem atendimento ao público das 7h30 às 13h30 e está instalado à rua 15 de Novembro, 50. É possível fazer doações com a retirada do leite em domicílio. Basta entrar em contato. O telefone é o 3413-8696.
(Foto: Júlio César de Carlis)
Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
This website uses cookies.