Área verde cultivada dentro da escola (Foto: Divulgação)
Na última segunda-feira (18), profissionais da educação da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Bem-Te-Vi se reuniram para dar início à elaboração do calendário a ser implantado na unidade durante o ano letivo de 2022, em conjunto com o coordenador de Educação Ambiental Wilson Hakamada.
Na ocasião, o tema pautado prevê a inclusão de ações de educação ambiental na grade curricular, ao tornar o ensino transversal e multidisciplinar.
O cronograma está sendo acompanhado pelo coordenador municipal e tem como objetivo desenvolver o conhecimento sobre temas ambientais variados, como coleta seletiva, arborização urbana e uso racional da água, promovendo a conscientização entre os alunos da Emei, que fica na rua Raimundo Gonçalves Ferreira, 54, Jardim Domingos de Leo, zona Sul da cidade.
Incentivadores da educação ambiental (Foto: Divulgação)
“A educação ambiental é um componente essencial e permanente, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal. Este trabalho é fundamental para que as pessoas se tornem mais conscientes sobre a sustentabilidade e a importância de construir um futuro mais limpo para as próximas gerações. A adoção de práticas ecologicamente corretas e o incentivo ao uso moderado dos recursos naturais são algumas das medidas básicas propostas, as quais pretendemos implantar de forma contínua na Emei Bem-Te-Vi ao longo dos anos vindouros”, destaca a diretora Matilde Reltersinger.
“Valores sociais, habilidades, competências, métodos e conhecimentos são os pilares da educação ambiental. Além disso, a valorização de uma sociedade que sabe conciliar evolução tecnológica com a demanda de consumo, sem afetar o meio ambiente. A proposta é bem clara: um mundo que possa consumir sem destruir a natureza e seus recursos cada vez mais escassos. O desenvolvimento humano deve respeitar o ambiente em que está inserido, e esta conscientização iniciamos nos primeiros anos de vida dos nossos alunos, formando cidadãos conscientes de suas responsabilidades futuras com o planeta”, diz a professora Patrícia Felicíssimo, presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE).
Coleta seletiva é praticada (Foto: Divulgação)
“A importância da educação ambiental é cada vez mais evidente na sociedade. Em um país como o nosso, com uma natureza exuberante e riquíssima, esta política possui valor inestimável e deve ser encarada como base do sistema educacional brasileiro. Em Marília, estamos desenvolvendo projetos que permitam a participação de todas as unidades escolares, respeitando o conceito básico da educação ambiental, que orienta pelos processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. As pessoas precisam ter a consciência de que fazem parte do meio ambiente. Protegê-lo é sinônimo de proteger a existência da Humanidade. Essa conscientização deve ser individual e coletiva e, para que seja efetiva, o desenvolvimento do pensamento crítico nos jovens alunos é fundamental”, afirma Hakamada.
Participam, ainda, da estruturação da grade curricular ambiental junto à Emei Bem-Te-Vi, a auxiliar de direção Eloísa Novaes e a coordenadora Rosimara Parra.
Outras unidades escolares do município estão aderindo à introdução da educação ambiental de forma transversal e multidisciplinar, ampliando a conscientização dos alunos em Marília.
Informações, sugestões ou agendamentos poderão ser realizados através do telefone (14) 3408-6700.
Transformação ambiental (Foto: Divulgação)
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.