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Emdurb identifica maiores gargalos do trânsito e analisa solução

Trânsito de veículos na avenida da Saudade, em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Sete da manhã. A cidade desperta, mas boa parte dos motoristas já está presa em filas que se estendem por quarteirões. À tarde, o cenário se repete: cruzamentos congestionados, pressa e estresse. Marília, como tantas cidades médias em crescimento, vive um desafio crescente de mobilidade. Para enfrentá-lo, a Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb) iniciou um mapeamento dos principais gargalos viários e estuda projetos para dar mais fluidez ao trânsito.

O trânsito em Marília é preocupação diária especialmente nos horários de pico. A Emdurb afirma que tem se debruçado sobre estes pontos críticos juntamente com a Secretaria de Planejamento Urbano. A meta é achar uma saída para melhorar a fluidez e a segurança viária. Estudos estão sendo feitos e já existe empenho em busca de recursos federais para abrir novas vias e acessos.

De acordo com Paulo Alves, presidente da Emdurb, os horários de maior complicação são das 7h às 8h da manhã e das 17h às 18h30, coincidindo com o deslocamento para o trabalho e a escola. Estes gargalos se espalham por todas as regiões da cidade.

Fiscal da Emdurb durante atuação em estudo realizado na zona norte de Marília (Foto: Divulgação)

“Na zona norte, a região do Ikeda, o cruzamento de acesso à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a área da Benedito Alves Delfino, perto da Fundação Bradesco, são pontos críticos. A zona sul enfrenta problemas na saída do bairro pela Tomé de Souza e a avenida das Roseiras, próximo ao Confiança, com acesso para a avenida das Esmeraldas. Já na zona oeste, a região do Jardim Cavallari, o pontilhão do Jardim Morumbi e a saída do Jardim Bandeirantes pela rua Bassan, registram tráfego tenso. A zona leste tem problemas na saída da Brigadeiro e na Santa Helena”, explica Alves.

Um fator que amplifica esses problemas, segundo Paulo Alves, são as portas das escolas, especialmente as particulares. A chegada simultânea de alunos de diferentes bairros gera um grande volume de veículos, contrastando com as escolas públicas, onde a distribuição geográfica dos alunos e o maior uso de transporte público ou deslocamento a pé reduzem o impacto no trânsito.

Para enfrentar esses desafios, a Emdurb e a Secretaria de Planejamento Urbano têm investido em estudos e projetos de melhoria viária. A abertura de avenidas e novos ramais é uma medida crucial, em áreas como a zona oeste, que experimentou um crescimento populacional acentuado com novos loteamentos e condomínios, e onde a simples sinalização já não é suficiente.

Fila de veículos em acesso para o Jardim Cavallari e outros bairros da zona oeste de Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

“A gente tem trabalhado junto na melhoria viária da cidade de Marília, inclusive em alguns projetos que a gente já está discutindo em Brasília (DF), com o objetivo de conseguir parte do financiamento público federal. Isso vai trazer bastante fluidez para o nosso trânsito”, afirma o presidente da Emdurb.

Na zona norte está sendo realizado um estudo, em colaboração com a concessionária Entrevias, visando criar um acesso direto pela rodovia para o futuro Mercado Livre. O objetivo é desviar o tráfego de carretas e bitrens das vias internas da cidade. Esse projeto inclui melhorias na sinalização, trajeto, camadas asfálticas e iluminação, em conjunto com a Secretaria de Obras e a Codemar.

Maior parte dos acidentes graves, que resultam em mortes, acontecem no Contorno de Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Sobre acidentes de trânsito, Paulo Alves destaca que as vias públicas de Marília são consideradas seguras, sem uma via específica com alta incidência de acidentes fatais. A maioria dos sinistros, segundo o presidente, ocorre em cruzamentos, frequentemente por desrespeito aos sinais de trânsito, especialmente nos fins de semana à noite.

“A principal preocupação fica na rodovia do Contorno, que apresenta pontos com maior intensidade de acidentes e óbitos. Temos dados do Infosiga que revelam uma queda de 20% a 30% nos sinistros de trânsito nas vias públicas de Marília entre janeiro e abril de 2024 (com projeção para 2025). Isso só reforça a segurança das vias urbanas, em comparação com a rodovia do Contorno”, pontua Alves.

Acesso para o Jardim Cavallari é um ponto crítico de trânsito em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

Alves pede maior cuidado e atenção aos motoristas e faz uma recomendação simples, para que tentem sempre sair um pouco mais cedo de casa, evitando a pressa, o que muitas vezes acaba contribuindo para os acidentes de trânsito em Marília.

“A gente tem alertado os motoristas. É melhor sair antes de casa. Se conseguir sair 10 minutos antes, do que sair em cima da hora, o motorista tem uma tranquilidade maior e não vai precisar correr tanto para chegar no horário. Isso ajuda muito”, finaliza Paulo Alves.

Alcyr Netto

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