Marília

Lei de divulgação das multas na Emdurb é descumprida há quase dois anos

Emdurb não cumpre lei aprovada há quase dois anos (Foto: Divulgação)

Quase dois anos após aprovação pelos vereadores, a Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb) ainda não cumpriu na íntegra a lei número 8.201 de 19 de março de 2018, que trata da divulgação de detalhes sobre as multas aplicadas por seus agentes.

Os dados, segundo a legislação vigente, devem ser veiculados no Portal da Transparência da empresa municipal. São informações sobre a destinação dos recursos oriundos de multas e relatório sobre acidentes ocorridos pela cidade.

A lei exige ainda o número total das infrações por lombadas eletrônicas e radares – que não estão em funcionamento dentro da cidade.

Além disso, devem constar, segundo o texto legal, as multas aplicadas por cada agente de trânsito.

Em novembro de 2018 o Ministério Público abriu um inquérito para apurar o não cumprimento da lei e um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado. O problema, porém, persiste ainda hoje.

Em julho do ano passado o Marília Notícia recorreu à Lei de Acesso à Informação (LAI) para obter detalhes sobre as multas aplicadas pela Emdurb no primeiro semestre de 2019 – quando já deveriam estar disponíveis para consulta pública há tempos.

Na ocasião, a reposta oficial foi de que “as informações solicitadas serão disponibilizadas no portal da Emdurb conforme TAC assinado em consubstanciado com o Ministério Público dentro de 30 a 180 dias”.

O prazo oferecido na resposta via LAI já passou e até agora, nada da divulgação dos dados requeridos. Para ser mais específico, nesta quarta-feira (12) já se passaram 222 dias desde que a Emdurb se manifestou sobre o pedido, fixando prazo. A data máxima informada via LAI já passou há quase um mês e meio.

Outro lado

A reportagem questionou o presidente da Emdurb, Valdeci Fogaça, sobre o problema. Ele afirmou que a equipe do site estava equivocada e garantiu que os dados sobre multas já constam no Portal da Transparência da empresa. O MN procurou as informações e não as encontrou.

Leonardo Moreno

Leonardo Moreno é jornalista e atualmente cursa Ciências Sociais. Vê o jornalismo de dados como uma importante ferramenta para contar histórias, analisar a sociedade e investigar o poder público e seus agentes.

Recent Posts

Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Altas temperaturas devem ser registradas nos próximos dias em Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

8 minutos ago

Unimar realiza 15ª edição da Sipat e reforça ações de prevenção no trabalho

Iniciativa integra o calendário institucional e reúne colaboradores em uma programação voltada à conscientização (Foto:…

1 hora ago

Quintana apresenta novos equipamentos e autoriza obras no Centro de Fisioterapia

Ações, segundo a Prefeitura, integram um conjunto de investimentos (Foto: Divulgação) O governo de Quintana…

1 hora ago

Justiça pronuncia a júri acusada de atear fogo e matar companheiro em briga por crack

Uma sentença de pronúncia da 2ª Vara Criminal de Lins determinou que a mulher de…

1 hora ago

Acusado de homicídio após discussão em Ocauçu vai a júri popular, decide a Justiça

Hiago Santos foi morto com um tiro em Ocauçu (Foto: Divulgação) A Justiça de Marília…

1 hora ago

Juíza adia júri de acusado da ‘Guerra do Tráfico’ e remarca julgamento para setembro

A Justiça de Presidente Prudente - onde ocorrem os julgamentos do caso - decidiu adiar…

1 hora ago

This website uses cookies.