Marília e região

Em três anos, região de Marília acelera no mapa das startups

Interior paulista começa a ganhar protagonismo no mapa da inovação (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)

Longe dos grandes polos tecnológicos da capital e de Campinas, o interior paulista começa a ganhar protagonismo no mapa da inovação. Incentivos à formalização e novos modelos de negócio têm impulsionado o surgimento de startups em cidades médias. Na região administrativa de Marília, esse movimento se reflete em um crescimento acelerado no número de empresas inovadoras.

Um levantamento do Seade, com base em dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e da Receita Federal, aponta que o Estado de São Paulo vem registrando crescimento contínuo no número de empresas de inovação e startups.

De acordo com a pesquisa, estes negócios inovadores estão em franca expansão. Na região administrativa (RA) de Marília, por exemplo, o segmento saiu de um cenário incipiente, com apenas duas empresas em 2022, para um estoque de 41 companhias ativas em setembro de 2025.

A evolução histórica evidencia uma aceleração recente do ecossistema local. Em 2022 e 2023, o número permaneceu estável, com duas empresas em cada ano — uma voltada à Educação e outra enquadrada em demais atividades. A mudança começou em 2024, quando o total subiu para sete empresas, sendo duas de Tecnologia da Informação, duas de Educação e três de outras áreas.

O maior impulso, no entanto, ocorreu ao longo de 2025. Segundo o levantamento, a região chegou a setembro com 41 empresas de inovação. Desse total, nove atuam em Tecnologia da Informação, duas em Educação e a maioria, 30, está classificada em demais atividades.

A vocação regional para o setor terciário fica evidente na divisão por macrosetores, com 40 empresas prestadoras de serviços e apenas uma vinculada à indústria.

Esse crescimento é impulsionado pelo Inova Simples, programa nacional que criou uma modalidade jurídica específica para facilitar a formalização de startups e outros negócios inovadores. O sistema oferece tratamento diferenciado com o objetivo de estimular a criação, a formalização, o desenvolvimento e a consolidação dessas empresas como agentes indutores de avanços tecnológicos e da geração de emprego e renda.

No cenário estadual, a região metropolitana de São Paulo concentra a maior parte das empresas ativas, seguida pelas regiões de Campinas e São José dos Campos. Ainda assim, o avanço expressivo em Marília — com números mais que quintuplicados de 2024 para 2025 — evidencia a interiorização do desenvolvimento tecnológico e o potencial empreendedor do centro-oeste paulista.

Alcyr Netto

Recent Posts

Alcoolizado e sem CNH, motorista invade farmácia com carro e acaba preso

Um motorista foi preso em flagrante em Marília depois de dirigir embriagado, sem habilitação, perder…

1 hora ago

Incêndio destrói loja de departamentos em Lins e mobiliza Corpo de Bombeiros

Loja teve mercadorias e o prédio totalmente destruídos (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros) Um incêndio, que…

1 hora ago

Dani Alonso e Capitão Augusto apoiam rodeios e provas equestres

Dani Alonso e Capitão Augusto lideram a frente parlamentar em defesa das tradições e da…

2 horas ago

Marília promove primeira ação antirrábica de 2026 no próximo dia 31

A Prefeitura de Marília promove no próximo sábado (31) a primeira ação de vacinação antirrábica…

2 horas ago

Operação Cata Treco atende cinco áreas da região central nesta segunda-feira

Operação chega à região central nesta segunda-feira para recolher materiais inservíveis (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

3 horas ago

Prefeitura lança Projeto Verão com atividades esportivas em várias regiões de Marília

Iniciativa da Selj amplia oferta de atividades gratuitas durante duas semanas (Foto: Divulgação) A Prefeitura…

3 horas ago

This website uses cookies.