Marília

Em matéria sobre ‘tensão eleitoral’, site da Abraji cita intimidação ao MN

Imagem flagra momento em que Abelardo Camarinha ameaça jornalista Gabriel Tedde em evento na Justiça (Foto: Marília Notícia)

O Marília Notícia foi citado em reportagem no site da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), que repercutiu tentativas [clique aqui para ler] de intimidação a profissionais de imprensa e cerceamento a jornalistas no interior paulista.

A reportagem cita os episódios envolvendo o candidato Abelardo Camarinha (Podemos), que fez ameaça verbal direta ao jornalista Gabriel Tédde, diretor do MN.

A associação repercute denúncias nas cidades de Marília – onde Camarinha é o pivô – e também em Limeira, na região de Campinas.

Naquela cidade um jornal impresso aponta que a Prefeitura local adotou ostensivo cerceamento ao direito de informação e quebra do princípio de isonomia – igualdade – entre os veículos de comunicação.

Em relação a Marília, a Abraji mostrou que o ex-prefeito e ex-deputado deu início a uma campanha difamatória, em suas redes sociais e até no horário eleitoral, para depreciar o site.

Camarinha não aceita a liberdade de informação e o trabalho jornalístico independente, com pesquisa e fontes na própria Justiça.

Notícias como o indeferimento de candidatura e o fato de estar concorrendo sub judice (com risco dos votos dos eleitores serem anulados), incomodam o grupo político do ex-prefeito, que coordena ataques com cabos eleitorais e fakes nas redes sociais.

Abraji repercutiu o caso; imagem mostra empresário Paulo Alves tentando conter os ânimos (Foto: Marília Notícia)

Em um dos episódios mais graves, o jornalista Gabriel Tedde, diretor do portal, foi ameaçado pelo candidato, durante um evento na Justiça Eleitoral. “No momento em que ele me viu, ficou visivelmente irritado, passou ao meu lado e bem próximo de mim disse ‘cuidado por onde anda’” relatou o profissional.

O site também foi alvo de uma tentativa de censura por Camarinha, porém, decisão da juíza Ângela Martinez Heinrich, da 400º Zona Eleitoral, garantiu ao site o direito de continuar informando os fatos relativos à candidatura do ex-prefeito. A magistrada reconheceu que a própria Justiça é uma das principais fontes do site.

Medidas já estão sendo tomadas pelo MN nas esferas cível e criminal, para que a Justiça estabeleça punição para crimes e também garanta liberdade de informação (dos leitores) e pelo exercício profissional, para a equipe de jornalistas.

Letícia Kleim, assessora jurídica da Abraji, esclarece que postagens ofensivas, que incitam à violência, denigrem e extrapolam a manifestação do pensamento, podendo gerar consequências.

“Muitos ataques que ocorrem no meio digital podem ser enquadrados em diversos tipos penais, como os crimes contra a honra, calúnia, difamação e injúria”, esclarece Kleim.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Homem morre atropelado na Rodovia do Contorno em Marília

Vítima teve óbito constatado ainda no local (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) Um acidente de trânsito…

7 horas ago

Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Bild promoveu coquetel para compradores do Villá (Foto: Geovana Rodrigues/Marília Notícia) Há bairros que carregam…

12 horas ago

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…

16 horas ago

Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator

Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…

16 horas ago

Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…

16 horas ago

Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)

16 horas ago

This website uses cookies.