Marília

Em Marília, secretário estadual cobra cooperação para crescimento econômico

“Precisamos olhar para a autossuficiência e utilizar o que temos de melhor”, afirmou Jorge Lima (Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)

Cooperativismo, reindustrialização do interior e capacitação foram os principais temas da palestra do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, na manhã desta quinta-feira (13) em Marília. O encontro encheu o auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) com prefeitos da região, deputados, vereadores, empresários e outras autoridades.

Lima trouxe um panorama da economia paulista, que está quase toda concentrada na região metropolitana de São Paulo, São José dos Campos e Campinas. Para conseguir a distribuição, o secretário quer trabalhar as vocações individuais de cada regional, fomentando principalmente a utilização de novas tecnologias, energia renovável, turismo como negócio e o associativismo.

“Precisamos olhar para a autossuficiência e utilizar o que temos de melhor. Eu não consigo dar crédito para um agricultor individual, mas eu posso para uma cooperativa agrícola. Não é viável uma cidade pequena gerar energia com biogás, mas várias cidades pequenas podem se juntar para construir um aterro sanitário com essa tecnologia”, ressaltou o secretário estadual.

Para conseguir essa união, Lima diz que está aberto a todas as ideias que gerem desenvolvimento (Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)

Para conseguir essa união, Lima diz que está aberto a todas as ideias que gerem desenvolvimento. “Eu estou na linha contrária, eu estou pedindo a demanda ao invés de criar. Vou fomentar se me disserem o que querem. É humanamente impossível eu conhecer as 645 cidades paulistas, então vou depender muito dos prefeitos criarem suas coalizões, que vão dar origem as subcoalizões”.

Marília é a capital econômica para 50 municípios da região e prefeito Daniel Alonso (sem partido) informou que já tem planos para protagonismo nas movimentações. “Nos já temos o Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília (Codem), que em parte já faz esse trabalho. Nós vamos incrementar com a participação mais efetiva dos agentes que aqui estão para poder levar essas propostas ao Governo do Estado”.

Daniel Alonso informou que já tem planos para protagonismo nas movimentações (Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)

Em busca da desburocratização para o desenvolvimento do Oeste Paulista, a deputada estadual Dani Alonso (PL) relatou que já está recebendo projetos do Governo Estadual. “Nosso papel é apoiar o governo na aprovação de leis e temos várias propostas para o plano de desenvolvimento que vai precisar da aprovação de nós, deputados”.

Demanda antiga da região, que ajuda esse desenvolvimento, a mobilidade esteve entre as pautas do deputado federal Capitão Augusto, presente no encontro. “Estamos trabalhando para a duplicação da BR-153, que é fundamental para nossa região, e já tivemos reunião com o ministro responsável para levar a demanda de recuperação da nossa ferrovia”, contou Augusto.

Marcelo Martin

Recent Posts

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano

Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…

4 horas ago

Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília

Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…

4 horas ago

Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia

O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…

4 horas ago

Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…

4 horas ago

MAC desperdiça pênalti e empata sem gols com o Paulista no Abreuzão

Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…

12 horas ago

Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário

José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…

21 horas ago

This website uses cookies.