Cooperativismo, reindustrialização do interior e capacitação foram os principais temas da palestra do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima, na manhã desta quinta-feira (13) em Marília. O encontro encheu o auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) com prefeitos da região, deputados, vereadores, empresários e outras autoridades.
Lima trouxe um panorama da economia paulista, que está quase toda concentrada na região metropolitana de São Paulo, São José dos Campos e Campinas. Para conseguir a distribuição, o secretário quer trabalhar as vocações individuais de cada regional, fomentando principalmente a utilização de novas tecnologias, energia renovável, turismo como negócio e o associativismo.
“Precisamos olhar para a autossuficiência e utilizar o que temos de melhor. Eu não consigo dar crédito para um agricultor individual, mas eu posso para uma cooperativa agrícola. Não é viável uma cidade pequena gerar energia com biogás, mas várias cidades pequenas podem se juntar para construir um aterro sanitário com essa tecnologia”, ressaltou o secretário estadual.
Para conseguir essa união, Lima diz que está aberto a todas as ideias que gerem desenvolvimento. “Eu estou na linha contrária, eu estou pedindo a demanda ao invés de criar. Vou fomentar se me disserem o que querem. É humanamente impossível eu conhecer as 645 cidades paulistas, então vou depender muito dos prefeitos criarem suas coalizões, que vão dar origem as subcoalizões”.
Marília é a capital econômica para 50 municípios da região e prefeito Daniel Alonso (sem partido) informou que já tem planos para protagonismo nas movimentações. “Nos já temos o Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília (Codem), que em parte já faz esse trabalho. Nós vamos incrementar com a participação mais efetiva dos agentes que aqui estão para poder levar essas propostas ao Governo do Estado”.
Em busca da desburocratização para o desenvolvimento do Oeste Paulista, a deputada estadual Dani Alonso (PL) relatou que já está recebendo projetos do Governo Estadual. “Nosso papel é apoiar o governo na aprovação de leis e temos várias propostas para o plano de desenvolvimento que vai precisar da aprovação de nós, deputados”.
Demanda antiga da região, que ajuda esse desenvolvimento, a mobilidade esteve entre as pautas do deputado federal Capitão Augusto, presente no encontro. “Estamos trabalhando para a duplicação da BR-153, que é fundamental para nossa região, e já tivemos reunião com o ministro responsável para levar a demanda de recuperação da nossa ferrovia”, contou Augusto.
Acidente com morte em Marília no ano de 2024; em 2025 números aumentaram 250% nas…
Espaço antes tomado pelo mato agora está limpo novamente (Foto: Divulgação) O estádio varzeano Pedro…
O desperdício, nem sempre está associado a grandes excessos. Muitas vezes, ele surge de situações…
"É uma alegria enorme ver que a Saúde hoje é tratada como prioridade. A reforma…
Disputa de bola alta no primeiro tempo da partida (Foto: Matheus Dahsan/Assessoria Imprensa MAC) O…
José Pedro faleceu ontem, sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2026, e o seu sepultamento…
This website uses cookies.