Marília

Em Marília, Auxílio Brasil soma média de apenas R$ 13 por família

Conforme os números divulgados pelo Governo Federal, que formalizou a extinção do Bolsa Família e criação do Auxílio Brasil – estratégica eleitoral do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) –, as 6.515 famílias beneficiadas em Marília terão, em média, um aumento de apenas R$ 13 no benefício.

A injeção de recursos na cidade deve ser, neste mês, de pouco mais de R$ 86 mil. Na prática, sem alavancar o benefício, o governo ainda está longe de impressionar ou gerar qualquer alívio aos mais pobres.

Em outubro, o Bolsa Família pagou em Marília R$ 565.596,00, média de R$ 86,81 por família beneficiada. O Auxílio Brasil promete um piso de R$ 100.

A secretária municipal da Assistência Social, Wania Lombardi, afirma que todo incremento é bem-vindo, mas a análise prévia aponta para poucas mudanças.

“Ainda estamos analisando estas alterações e, principalmente, aguardando mais informações do Ministério do Desenvolvimento Social”, diz a secretária ao Marília Notícia. Na prática, embora tenha papel determinante pela alimentação do CadÚnico, a política social dos benefícios tem alta centralização no ente federal.

NOVAS REGRAS

Sem aumentar a base de beneficiários, o programa que promete aumentar o número de brasileiros assistidos já chega com restrições.

O Bolsa Família – para efeitos da concessão – considerava em extrema pobreza os lares com renda per capita de até R$ 89 mensais. O Auxílio Brasil corrigiu para R$ 100.

No antigo benefício, para ser considerada família pobre, a renda máxima por pessoa era de até R$ 178. Agora, só é pobre núcleo familiar com média per capita de R$ 100,01 a R$ 200.

É claro que, com o desemprego e achatamento da renda, o número de pessoas elegíveis só tende a aumentar.

Por isso, o novo teto de classificação do governo – infelizmente – não chega a ser um obstáculo para obtenção do benefício. O complicador é mesmo o número de vagas por município.

AUXÍLIO EMERGENCIAL 

Para quem comemora o fato do novo auxílio incorporar o Auxílio Emergencial – que em 2020 chegou a pagar R$ 600 para cada assistido -, não vê números animadores em 2021.

Conforme dados da Controladoria Geral da União (CGU), em Marília, de janeiro a setembro, foram injetados R$ 525.301 em socorro a 360 moradores. No ano passado, a cidade teve, apenas nos quatro primeiros meses do programa, ajuda a 57 mil pessoas e R$ 100 milhões injetados.

Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui!  Estamos no Telegram também, entre aqui.

Carlos Rodrigues

Recent Posts

Marília conquista ouro nas duplas e soma 10 destaques na Copa Brasil Ouro

principal resultado da delegação mariliense foi a medalha de ouro na categoria duplas sub-11 (Foto:…

2 horas ago

Obras em viaduto da Raposo Tavares provocam desvios no trânsito em Assis

Motoristas devem redobrar a atenção no trecho (Imagem: Divulgação) Motoristas que trafegam pela rodovia Raposo…

2 horas ago

Homem morto após agredir a esposa na zona sul de Marília é identificado

Maurício Roberto Nove teve a morte confirmada ainda no local (Foto: Divulgação) Foi identificado como…

9 horas ago

Justiça Eleitoral cassa chapa e deve mudar composição da Câmara de Marília

Ex-vereador José Carlos Albuquerque deve ganhar vaga na Câmara dos Vereadores de Marília (Foto: Arquivo/Marília…

9 horas ago

Céu de inverno vira espetáculo em noite de observação em Lácio

Astrofotógrafo compartilha conhecimentos e encanta crianças em Marília (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia) O início oficial…

13 horas ago

This website uses cookies.