Mulheres representam 54% do eleitorado mariliense (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)
Celebrado nesta quinta-feira (3), o Dia da Instituição do Direito e Voto da Mulher marca uma conquista de 92 anos. Antes da criação da data, em 1930, as mulheres não tinham direito ao voto. De lá para cá, o número do eleitorado feminino foi ganhando corpo, e hoje, em Marília, elas já são maioria.
De acordo com os dados disponibilizados pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta eleição de 2022, o público feminino representou 54% de todo o eleitorado mariliense. Dos mais de 181 mil eleitores, 97.702 eram mulheres.
Tanto no Estado quanto em todo o país, a soma do eleitorado feminino representa 53%. Ou seja, o percentual de Marília está acima da média.
ELEITORADO FEMININO CRESCE DE FORMA MAIS ACELERADA
De 2012 para cá, desde que o levantamento do eleitorado passou a ser divulgado, o número de Marília cresceu 12%, com quase 20 mil novos eleitores. Na ala feminina, o crescimento foi ainda mais significativo – de 14%, com mais de 11 mil novas cidadãs com o direito.
ENTRE JOVENS, CRESCIMENTO FOI DE 160%
Entre as eleitoras com idade entre 16 e 17 anos, houve um crescimento de 160% das eleições de 2018 para as eleições de 2022.
Há quatro anos, elas somavam 328 jovens. Esse ano, o número cresceu para 856.
CANDIDATURAS FEMININAS TAMBÉM CRESCEM
O TSE divulga a estatística de candidaturas desde 1994. Na época, as mulheres representavam apenas 7% do número total de candidatos no Estado de São Paulo – eram 92 mulheres, contra 1.302 homens.
Nesta última eleição, de 2.022, foram 1.200 candidatas, para 2.455 candidatos. Elas representaram 33% entre os que disputavam algum cargo político no Estado.
Um jovem de 29 anos afirma ter sido vítima de sequestro relâmpago no bairro Jardim…
Um homem de 48 anos foi preso em flagrante por embriaguez ao volante na noite…
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) publicou a sentença do júri…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
Documento orienta ações e investimentos nas áreas públicas pelos próximos anos (Foto: Joe Arruda/Marília Notícia)…
Ver essa foto no Instagram Um post compartilhado por Marília Notícia (@marilianoticia)
This website uses cookies.