Formatura do EJA em Marília. (Foto: Divulgação)
A Secretaria Municipal da Educação promoveu esta semana, no Espaço Cultural, a formatura de 27 alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Trata-se de uma modalidade de ensino que nasceu da necessidade de oferecer uma nova oportunidade para pessoas que, por qualquer motivo, não concluíram o Ensino Fundamental na idade apropriada.
Os alunos estudaram no horário das 19h00 às 22h00, nas Emefs Américo Capelozza, Olímpio Cruz, Nelson Gabaldi, Cecília Guelpa e Antonio Moral.
“Apesar das dificuldades na vida, os formandos encontraram forças para voltar a estudar e concluir essa etapa. Depois de muita determinação, estão se formando, inclusive alunos com mais de 70 ou 80 anos de idade. Parabéns a todos, estudantes e familiares, professores e diretoras”, comentou Joaquim Bento Feijão, diretor de gestão escolar da Secretaria Municipal da Educação.
Classe da Fumares apresenta ótimo resultado
A inclusão na Fundação Mariliense de Recuperação Social (Fumares) foi outro destaque.
Desde 2014, a classe de Educação de Jovens e Adultos instalada na instituição, vinculada à EMEF “Prof. Nelson Gabaldi”, tem trazido grandes benefícios aos acolhidos da Fumares, com ensino de qualidade voltado às reais necessidades de formação e contribuindo no processo de reinserção social.
Inclusive, durante a formatura, houve a apresentação do “Coral Fumares”.
Também a MRV Engenharia´, numa parceria com a Prefeitura, mantém uma classe de EJA no seu canteiro de obras para trabalhadores da construtora que quiserem voltar a estudar. Aliás, a MRV se responsabilizou pela decoração do Espaço Cultural para a solenidade de formatura.
Livro dos alunos é apresentado
Outro fato marcante na solenidade de formatura foi a apresentação de um livro de coletânea com textos dos próprios alunos da Educação de Jovens e Adultos. “EJA, Contos, Recontos e Vivências”, é o título.
“A proposta foi de resgatar valores educacionais com o imaginário popular passado de geração em geração bem como vivências dos alunos da EJA. Posteriormente, esse repertório de histórias foi transcrito por cada aluno, dando origem a belíssimos textos. Todo esse material resultou num livro de coletânea de textos dos alunos dos termos 3 e 4”, finalizou Feijão.
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