A Prefeitura de Marília iniciou a substituição, por meio de contratação emergencial, da empresa responsável pela prestação de serviços de cuidadores para estudantes com deficiência na rede municipal de ensino, o Instituto de Apoio à Pessoa com Deficiência e à Inclusão Social (Iape).
Com o vencimento de um dos contratos com a instituição no domingo (27) e a retomada das aulas na segunda-feira (28), a empresa Polly Service foi contratada emergencialmente para suprir o déficit crescente de profissionais. O novo contrato tem duração de 12 meses e valor de até R$ 24 milhões, conforme a efetiva prestação do serviço. O Iape ainda mantém outro contrato em vigor, com vencimento previsto para setembro, que também não deve ser renovado.
Segundo a secretária municipal da Educação, Rosemeire Frazon Modesto, o contrato emergencial prevê até 400 cuidadores. Inicialmente, foram solicitados 82, número que representava o déficit na época. Com o encerramento do contrato anterior, a demanda subiu para 120. A Polly Service já iniciou as atividades com 230 cuidadores distribuídos nas escolas da rede.
“Foi feito um contrato emergencial por um período de 12 meses ou até que o processo licitatório para a contratação definitiva seja concluído. Solicitamos inicialmente 82 cuidadores porque era o déficit que nós tínhamos na rede”, explicou a secretária.
Atualmente, profissionais das duas empresas — Iape e Polly Service — atuam simultaneamente em diversas unidades. “Não é possível separar por escola, porque a nossa necessidade, a nossa prioridade, são os alunos”, destacou.
A secretária relatou ainda que houve remanejamentos de cuidadores por parte do Iape entre diferentes escolas, o que prejudicou o vínculo entre profissionais e estudantes, especialmente os com transtorno do espectro autista, matriculados em várias unidades.
A Secretaria da Educação emitiu notificação extrajudicial solicitando a recomposição dos cuidadores aos seus postos de origem. “Já entrei em contato com o Iape, solicitando que não fizessem nenhum deslocamento de cuidadores entre escolas, mesmo porque esse olhar é da Educação”, afirmou.
O processo de licitação definitiva já retornou ao setor de compras, e a pasta aguarda parecer jurídico para a publicação do edital. “Temos pressa para que haja uma contratação definitiva dos cuidadores e também para que apenas uma empresa atue com esse serviço na rede”, completou Rosemeire.
Paralelamente, a Secretaria iniciou uma formação inédita voltada a todos os cuidadores em atividade. A capacitação aborda cuidados com alimentação, higiene, locomoção e incentiva um olhar sensível às diferentes formas de ser e participar das crianças atendidas na rede municipal.
Formação ofereceu conceitos, ferramentas e estratégias para docentes da rede pública (Foto: Divulgação) A Universidade…
Bárbara Mendes e Lorrayne Katarina são destaques da equipe adulta (Foto: Divulgação) Duas atletas do…
Apresentações terão entrada solidária, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível (Foto:…
Ação ocorre para garantir a segurança dos visitantes (Foto: Divulgação) A Secretaria Municipal do Meio…
Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…
Corte de árvores nativas não teve nenhuma autorização de órgão competente (Foto: Divulgação/PMSP) A Polícia…
This website uses cookies.