Marília

Educação municipal terá mudança nas formaturas

Formaturas da rede municipal de ensino apenas irão mudar de local (Foto: Arquivo)

“A informação de que não haverá mais formatura das crianças na rede municipal de Educação não procede. Isso é uma mentira. Haverá apenas uma mudança. Essa mudança será para melhor e foi discutida com servidores e pais”.

A afirmação acima é do secretário da Educação de Marília, Beto Cavallari, em entrevista ao Marília Notícia na manhã desta quinta-feira (22).

Após boatos que circularam pela cidade de que a formatura das crianças seria extinta, Cavallari se pronunciou e deu explicações de como será feita a alteração.

Segundo o secretário, a formatura deixa de ser realizada no ginásio da Avenida Santo Antônio, de forma centralizada, e passa a ocorrer em cada escola com seus respectivos alunos.

“A mudança ocorre na festa da educação infantil, de crianças com cinco anos de idade. Aquela que primeiro era no MAC e depois no ginásio. A cerimônia do ensino fundamental, que são alunos de 10 anos, já ocorria nas unidades”, disse Beto.

Para o chefe da pasta em Marília, a mudança é positiva. “A partir de agosto você parava a educação das crianças inúmeras vezes para ficar fazendo ensaio no ginásio. São cerca de 2400 crianças. Isso envolve transporte, segurança, lanches, água, deslocamento de servidores que sofrem desgaste, entre outras coisas. Era um trabalho brutal que na minha visão e de muita gente, atrapalha a rotina dos alunos”, afirma Cavallari.

“Fora isso tem a parte pedagógica que é fundamental. Estamos lidando com a transição dos alunos que estão ainda na fase lúdica do aprendizado, do brincar, com algumas responsabilidades de alfabetização, para um outro ciclo de educação, onde no primeiro ano já tem um formato mais formal, da carteira, responsabilidade com português, matemática, entende? No formato antigo a preocupação não era com essa transição importantíssima e sim com a dança de final de ano. Isso atrapalha muito as crianças. Não tem o foco na transição, tem o foco na festa, é prejudicial. Fazendo a formatura nas escolas nós tiramos esse impacto negativo e focamos na aprendizagem dos alunos”, explicou o secretário da Educação.

Beto Cavallari diz ainda que colocou o tema em pauta em algumas reuniões e após conversas, a grande maioria concordou com a medida.

“Falo também do ponto de vista dos pais. Quando os pais vão na formatura, querem contato visual com a criança. Seu filho te procura na arquibancada. Lá no ginásio esse elo não existe. O aluno dificilmente consegue achar o pai e a mãe. Levando para as próprias escolas nós vamos restabelecer esse elo e tornar a formatura mais emocionante. Lá no ginásio somente uma criança recebia o diploma em nome de todos. Nas unidades escolares todos os alunos vão receber o diploma. Enfim, são muitos pontos positivos com a mudança”, finalizou o chefe da Educação.

Marília Notícia

Recent Posts

Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Moroni Siqueira Rosa, ex-PM acusado de homicídio (Reprodução: Redes Sociais) A defesa do ex-soldado da…

1 hora ago

Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Dois homens armados invadiram uma casa na tarde desta quinta-feira (4), no bairro Maracá III,…

2 horas ago

Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (4) após…

3 horas ago

Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental

O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que cria…

3 horas ago

Executivo propõe nova sede ao Aeroclube e tenta revogar lei do tombamento

Aeroclube de Marília; área é alvo de imbróglio na Justiça (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia) A…

4 horas ago

Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília

Policiais, na manhã seguinte a morte, fazem levantamento in loco sobre ocorrência (Foto: Marília Notícia)…

6 horas ago

This website uses cookies.